Serviços realizados pelo Programa Patrulha Agrícola auxiliam produtores do município

Neste ano, já foram realizados 210 serviços de retroescavadeira e 598 de trator agrícola; o Programa atende os agricultores que não tem condições de preparar o terreno sozinhos

Neste ano, de janeiro a novembro - já foram realizados 210 serviços de retroescavadeira e 598 de trator agrícola.

Neste ano, de janeiro a novembro – já foram realizados 210 serviços de retroescavadeira e 598 de trator agrícola.

O objetivo da ação é fomentar a atividade agrícola no município, além de viabilizar a atividade para as famílias da área rural.

Pensando em melhorar o desenvolvimento da agricultura familiar, a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento oferece o Programa Patrulha Agrícola Mecanizada aos agricultores do município. Neste ano, de janeiro a novembro – já foram realizados 210 serviços de retroescavadeira e 598 de trator agrícola.

O objetivo da ação é de fomentar a atividade agrícola no município, além de viabilizar a atividade para as famílias da área rural que dependem dos equipamentos para realizar a agricultura. Entre os equipamentos mais solicitados pelos agricultores estão à grade aradora, responsável pela preparação do solo, realizando a aração e a gradagem em uma mesma operação e a enxada rotativa – também destinada para o preparo ou cultivo do solo.

De acordo com o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Toniolo, no último mês foram investidos R$ 270 mil em uma nova retroescavadeira, maior e mais forte. “Deste valor, 55% são provenientes dos recursos obtidos com Fundo Municipal da Agricultura, que é abastecido com valores cobrados pelos serviços realizados pela Patrulha Agrícola”, disse.

Entre os equipamentos ofertados pelo programa estão: grade aradora, enxada rotativa, encanteiradora, grade niveladora e escarificado. Além da retroescavadeira que realiza serviços de adequação de estradas, abertura de reservatórios para irrigação e adequação de terrenos para construções rurais.

Para participar

Os interessados devem fazer um cadastro na Secretária de Agricultura e Abastecimento – Rua Pedro Pavin, 1022 – munido com os seguintes documentos: RG, CPF, Matrícula Atualizada do Registro de imóveis, Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) – documento emitido pelo INCRA, Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) e o Cadastro de Produtor Rural (CAD/PRO).

Lembrando que o uso dos equipamentos e a execução desses serviços são gerenciados e fiscalizados pelo departamento de Agricultura. O trabalho possui uma taxa simbólica estabelecido em tabela. Já o subsídio em 50% é oferecido ao agricultor com Cadastro de Produtor Rural (CAD/PRO). São atendidos somente agricultores do município.

Mais informações pelo telefone: 3656-2490

Foto: João Senechal/ PMC