Serviços da UPS movimentam região da Vila Zumbi e Liberdade

Emissão de documentos, orientação jurídica e orientação ao consumidor estavam entre os serviços oferecidos na Escola Estadual Professor Altair da Silva

UPS Cidadania reuniu diversos serviços na Escola Estadual Professor Altair da Silva

Uma força tarefa, envolvendo a Prefeitura Municipal de Colombo e o Governo do Estado, movimentou a Escola Estadual Professor Altair da Silva, nesta sexta-feira e sábado (04 e 05), entre às 9 horas e às 17 horas, nas vilas Zumbi e Liberdade. Em apenas dois dias – foram realizados cerca de 9 mil atendimentos. A Feira de Serviços UPS-Cidadania prestados aos moradores da região da Vila Zumbi e Liberdade.

A prefeita de Colombo, Beti Pavin, enfatizou a importância do evento e a parceria com o Governo do Estado, a participação dos servidores da prefeitura e das secretarias e também a presença da população da região. “O que realmente queremos com essa feira de serviços é poder dar melhor condições aos cidadãos de Colombo”.

As atividades integram o programa Unidade Paraná Seguro (UPS) e foram realizadas pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Colombo e instituições parceiras, oferecendo diversos serviços gratuitos à comunidade em um único local.

Orientação jurídica, emissão de documentos e aferição da pressão arterial foram alguns dos serviços oferecidos aos moradores da região da Vila Zumbi e Liberdade

Durante seu discurso, na abertura do evento, a prefeita também anunciou que um importante investimento será feito na região. “Ontem assinamos a ordem de serviço para a primeira escola em tempo integral do nosso município. Entre a desapropriação do terreno e a construção, vamos investir 5 milhões. Esse investimento é pelo futuro da nossa cidade e do nosso país e fico muito feliz em pode realizar esse sonho que há tanto tempo estamos planejando”, afirmou a prefeita Beti Pavin. Vale lembrar que o investimento para a construção da nova escola são recursos próprios do município.

Serviços

Os serviços mais procurados na feira foram emissão de documentos (RG, CPF) e cadastro Nota Paraná.
Orientações jurídicas e de saúde, emissão de documentos pessoais, cadastro de emprego, informações sobre seguro-desemprego, encaminhamento para cursos de qualificação e linhas de crédito para empreendedores individuais, micro e pequenas empresas também estavam entre os serviços prestados à população, que ainda puderam conferir apresentações artísticas durante todo o evento.

Para o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antônio Ricardo Milgioransa, a ação vem de encontro a um outro projeto já desenvolvido no município. “Desenvolvemos no município o Programa Nosso Bairro que, assim como a UPS Cidadania, oferece diversos serviços à população, promovendo a cidadania no município”, afirma.

Segundo o diretor da Escola Estadual Professor Altair da Silva, João Thomas Killer, além de ser um serviço de utilidade pública a UPS-Cidadania traz outro importante benefício para a região. “É necessário trazer a comunidade para dentro da escola. Para criar momentos de integração entre pais, alunos e comunidade escolar. Resgatar esses valores que muitas vezes estão perdidos. Esse evento só agrega na vida dos nossos alunos que hoje, fora da sala de aula, está sendo um aprendizado enorme para eles, porque eles estão vendo o papel de cada secretaria e de cada setor da comunidade”, afirma.

Jacira Matos Leal que levou a filha para realizar a emissão do RG, disse que o programa é muito bom para a comunidade, “a maioria aqui não tem acesso à internet e disponibilidade de ir até o local para agendar a emissão de documentos”.

Participaram da abertura do evento o Vice Prefeito, Ademir Goulart; a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza; o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Cezar Antônio Bittencourt Junior; o secretário de Saúde, Darci Martins Braga, os vereadores Gil Gera, Ratinho e Sidnei Campos. Além de diversas autoridades representando o Governo do Estado.

Fotos: Marcio Fausto /PMC