SEMED apresenta ações desenvolvidas à Comissão da Educação

Projetos irão auxiliar na rotina didática e ambientes de aprendizagem de alunos e professores

Na manhã desta segunda-feira (03), a Secretaria Municipal da Educação – SEMED realizou a apresentação das principais ações desenvolvidas e futuros projetos a serem implementados para Comissão da Educação da Câmara Municipal de Colombo, composta pelos vereadores Cezinha Heua, Osmair Possebam, Professor Roger e Renato da Farmácia. Faz parte da comissão o vereador Anderson Prego, que não participou deste evento por estar no mesmo horário em reunião da Comissão de Constituição e Justiça na Câmara Municipal.

CMEIS e Escolas Municipais

Durante a reunião o vice-prefeito e secretário Municipal de Educação, Professor Alcione destacou a importância das obras que estão sendo realizadas nas instituições da rede municipal de ensino.“Estamos revitalizando e ampliando espaços para melhor atender nossos estudantes. Neste período de pandemia as escolas estão com as salas sem uso, então aproveitamos o cronograma para agilizar melhorias em nossos CMEIS e escolas”.

Recuperação das Instituições

Pequenos reparos:

• CMEI Gota de Orvalho;
  • CMEI Lua de Cristal;
  • CMEI Recanto dos Baixinhos;
  • CMEI Mundo Mágico;
  • Escola Pedro Viriato Parigot de Souza.

Próximas ações:

• Revitalização CAIC;
  • Refeitório e acessibilidade Escola Heitor Villa Lobos;
  • Ampliação CMEI Pinóquio;
  • Reforma e projeto de prevenção de incêndio Escola Durval Secchi;
  • Construção de Novo CMEI Parque Embu;
  • Projeto de prevenção de incêndio nas unidades de ensino;
  • Estudos para implantação de refeitórios nas instituições.

Instituições com obras finalizadas:

• CMEI Cora Coralina – Jardim Eucaliptos, CMEI Generosa Simões – Parque dos Lagos, CMEI Tia Sula – Jardim Paraná, Escola Em Tempo Integral Guaraituba – Fase de licitação para construção da caixa d’água e demais adequações necessárias ao funcionamento.

CMEIS que aguardam retomada de obras

• CMEI Jardim Monza, CMEI Atuba.

Em construção

• CMEI Jardim Arapongas

Reformas e ampliações de CMEIs e Escolas

• Módulo de Educação Infantil no CMEI Meu Cantinho;
  • Transporte Escolar: Reforma Geral e revitalização das dependências;
  • Escola Municipal Antônio André Johnsson: Ampliação, projeto de prevenção de incêndio;
  • Escola Rural Municipal Imbuial da Roseira: Ampliação de duas salas de aula;
  • Escola Municipal Severo Ribeiro de Camargo: Reforma e Ampliação de duas salas de aula;
  • Escola Municipal Rural João José Gasparin: Ampliação de duas salas de aula.
  • Escola Municipal Cristóvão Colombo: Reforma geral e projeto de prevenção de incêndio
  • Escola Municipal João Batista Stocco: Reforma Geral, recuperação de salas que foram incendiadas e reconstrução de sala;
  • Escola Municipal Vereador André Nadolny: reforma e construção de Quadra coberta: Escola Municipal Jardim das Graças: Ampliação e projeto de prevenção de incêndio.

Tecnologias Educacionais

Através do Departamento de Tecnologias Educacionais foram apresentados projetos inovadores que irão somar a rotina de trabalho dos educadores, visando facilitar a realização de atividades dos alunos, auxiliando no processo de aprendizagem.

Para isso, o coordenador do Departamento de Tecnologias Educacionais, Fabiano Almeida, desenvolveu um novo portal para acesso dos profissionais da educação e estudantes. “No primeiro trimestre, colocamos à disposição o portal aos profissionais da gestão das escolas e CMEIS, oferecendo a eles capacitação e treinamento para auxiliar como acessar e desenvolver suas atividades e relatórios em modo virtual. Neste segundo trimestre, os professores estão recebendo formação para colocar suas atividades no novo portal, para os estudantes os conteúdos e acesso oficial iniciam-se no terceiro trimestre”.

Segundo o secretário, Professor Alcione, a tecnologia precisa estar em todos os lugares e principalmente no dia a dia dos profissionais e estudantes. “Com inovação e ações didáticas que somam ao dia a dia dos estudantes e educadores, desenvolvemos este portal para facilitar os processos de aprendizagem, elaboração e produção de atividades”.

Telas Interativas

As telas interativas fazem parte do projeto de novas tecnologias às salas de aula com o intuito de unir atividades já desempenhadas pelos educadores.

O novo dispositivo é mais uma das ações da Secretaria Municipal de Educação que além de tecnologia, traz uma nova metodologia didática aos profissionais e estudantes.