Semana de Aleitamento Materno é realizada em Colombo

Prefeitura promove ações, através da secretaria da Saúde, que estimulam o aleitamento materno com o envolvimento de toda a família

A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria Municipal da Saúde realizou nesta semana, nas 21 Unidades de Saúde do município, várias ações em comemoração “A Semana Mundial de Aleitamento Materno”. Durante o período aconteceram palestras, oficinas, rodas de conversas com grupo de gestantes e teatro. O intuito foi estimular a amamentação e mostrar a importância desse ato para a mãe e para o bebê.

A campanha foi criada pelo Ministério da Saúde e acontece atualmente em 170 países. No município de Colombo, o tema foi “Apoio a Amamentação: Perto de Mães”. Segundo a coordenadora de Ações de Alimentos, Nutrição e Saúde, Eloyse Ceschim, a principal intenção foi incentivar o envolvimento de toda a família no ato da amamentação. “Não se trata de algo exclusivo só da mulher, mas é necessário, para que ela e o bebê sintam-se protegidos e confortáveis, que todos ao seu redor se envolvam na hora de amamentar”, declara.

A coordenadora lembra que, de acordo com o Ministério da Saúde o leite materno deve ser o alimento exclusivo do bebê até o sexto mês de vida e de forma complementar até os dois anos. Com o objetivo de enfatizar esta informação, no dia 07, profissionais da área da saúde apresentaram na Unidade de Saúde da Vila Liberdade, o teatro “Mitos e Verdades Sobre o Aleitamento Materno”.

Profissionais da área da saúde apresentaram na Unidade de Saúde da Vila Liberdade um teatro

Eloyse acrescenta que o leite materno é um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento muscular, neuropsicomotor e da saúde bucal das crianças. Além de reduzir riscos de hemorragia na mãe e auxiliar na prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama. “O organismo da mãe produz o leite na medida exata as necessidades do bebê”, informa.
Proteção

Paralelo a Semana Mundial de Aleitamento Materno a secretaria Municipal da Saúde lançou em Colombo a “Rede de Proteção ao Aleitamento Materno”. O objetivo é divulgar, promover e fortalecer ações relacionadas ao aleitamento materno no município.

Apresentação tratou dos “Mitos e Verdades Sobre o Aleitamento Materno”

As atividades serão promovidas por uma equipe multiprofissional que irá se reunir uma vez ao mês para debater estratégias de divulgação e promover ações de incentivo ao ato da amamentação.

BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br