Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Selo de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal é entregue a supermercado

O selo dá ao consumidor a garantia de que os produtos vindos de determinado estabelecimento foram vistoriados e estão de acordo com a legislação

Prefeita de Colombo, Beti Pavin acompanhada do secretário, Marcio Toniolo, na entrega do Certificado de Registro do Selo do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal para o Supermercado Condor.

Prefeita de Colombo, Beti Pavin acompanhada do secretário, Marcio Toniolo, na entrega do Certificado de Registro do Selo do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal para o Supermercado Condor.

Vale lembrar, que todos os produtos de origem animal devem possuir registro no serviço de inspeção.

Vale lembrar, que todos os produtos de origem animal devem possuir registro no serviço de inspeção.

Na manhã desta quinta-feira, 26, a Prefeita de Colombo, Beti Pavin acompanhada do secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo, realizou a entrega do Certificado de Registro do Selo do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA) para empresa – Supermercado Condor. O selo do SIM/POA é aplicado pela Coordenação de Serviço de Inspeção Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

A prefeita parabenizou a empresa, que é a primeira de Colombo a receber a autenticação. “Métodos como esses trazem uma maior segurança alimentar ao comprador. Então ficamos felizes em saber que agora o supermercado pode oferecer ao consumidor colombense a garantia de que os produtos vindos de determinado estabelecimento foram vistoriados e estão de acordo com a legislação”, disse Beti.

O selo abrange não apenas os estabelecimentos, mas também cada produto por ele produzido e para receber o mesmo os estabelecimentos devem cumprir uma série de exigências especificadas na Lei 1370/2015 e Decreto 34/2016 – regulamentada em 2016, além de serem aprovados por vistorias realizadas pelos fiscais veterinários.

“O serviço de Inspeção Municipal é uma solicitação antiga dos consumidores e empresários do Município. A lei, que foi criada inicialmente em 2013, passou por uma série de reformulação e estruturação para que funcionasse de acordo com as exigências do Ministério da Agricultura”, explicou o secretário da pasta, Marcio Toniolo.

Para mercados e supermercados com o autosserviço, – estabelecimentos que fracionam e dispõe ao consumidor em bandejas identificadas nas áreas de venda, o selo oferece a facilidade e agilidade no trabalho, otimizando a produção, além de contribui para manter os padrões de higiene e qualidade do produto original – já previamente inspecionado.

Já para as empresas, o registro possibilita ainda um incentivo para a produção da agricultura familiar, que poderá comercializar seus produtos dentro do município de forma segura e legalizada.

Vale lembrar, que todos os produtos de origem animal devem possuir registro no serviço de inspeção seja ele Federal, Serviço de Inspeção Federal –SIF/POA Estadual, Serviço de Inspeção do Paraná – SIP/POA, ou Municipal, Serviço de Inspeção Municipal – SIM/POA. Além disso, alguns dos requisitos necessários são as boas práticas de fabricação e a garantia da segurança alimentar – de modo que o produto de origem animal não ofereça risco à saúde da população.

Mais informações quanto às exigências e documentações necessárias para o Registro de estabelecimento e produto podem ser acessadas através do site da Prefeitura de Colombo na aba da secretaria de Agricultura e Abastecimento onde estão disponíveis.

DSC_5617 DSC_5614 DSC_5619

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Foto: Marco Fausto/ PMC