Secretaria Municipal de Educação marca volta as aulas para 1° de março

De acordo com o secretário de Educação, Professor Alcione, ainda não há uma precisão do formato a ser adotado. Poderá ser híbrido ou remoto, a depender apenas da bandeira e da questão epidemiológica no momento do retorno as aulas.

Nesta segunda-feira (25), o secretário Municipal da Educação, Professor Alcione lançou oficialmente o calendário escolar do ano letivo da rede municipal de ensino de 2021, referente à educação infantil, integral e fundamental.

Respeitando as medidas sanitárias e decretos estaduais e municipais, os profissionais da educação estão sendo preparados para que o retorno as aulas, ocorram de modo remoto ou híbrido, no dia 1° de março de 2021.

Segundo o secretário, a Secretaria da Educação está preparada para atender aos pais e os alunos, independente da modalidade a ser adotada como sistema de atividades nas escolas da rede municipal. “Não temos uma precisão do formato a ser adotado. Poderá ser híbrido ou remoto, vai depender apenas da bandeira e questão epidemiológica no momento do retorno das aulas do ano letivo”.

Reunião Assomec

Antes de anunciar o calendário escolar, o vice-prefeito e secretário Municipal da Educação, Professor Alcione juntamente com o prefeito Helder Lazarotto e o diretor da Vigilância e Promoção em Saúde, Dr. Diogo Vasconcelos participaram de reunião virtual promovida pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba com os respectivos prefeitos e secretários das cidades.

A pauta da reunião foi sobre o decreto n°6637/2021 publicado pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior na última quarta-feira (20), que autoriza o retorno das aulas para o próximo dia 18 de fevereiro.

Para o retorno, cada município tem que desenvolver um protocolo sanitário adequado baseado nas especificidades de sua região, assim destaca o diretor da Vigilância Sanitária e Promoção em Saúde, Dr. Diogo Vasconcelos. “Em Colombo, já estamos trabalhando junto a Secretaria de Saúde um protocolo sanitário específico para os trabalhadores da educação, para que eles possam desempenhar suas atividades sem riscos e com segurança”.

Avaliação junto a população

Durante a reunião, o prefeito Helder Lazarotto apresentou a importância de avaliar junto com a população e os pais a melhor forma de retornar às aulas. “É importante ressaltar que as escolas e os profissionais já estão adaptados a um ritmo, mas que tudo pode mudar de uma hora para outra, com base nas questões epidemiológicas de cada semana. Não podemos decidir algo hoje, o que podemos apresentar é que nossos profissionais da educação estão sendo preparados para atender os alunos, pais e responsáveis, respeitando o que estiver previsto em decreto ou bandeira na semana de volta as aulas”.

Além disso, durante a reunião virtual outros representantes municipais destacaram que será necessário que realizem alguns procedimentos como a elaboração e aplicação de pesquisa pelos diretores das escolas com os pais e responsáveis, sobre o retorno das aulas. Após a coleta de informações, se houver a possibilidade de retorno presencial das atividades em sistema híbrido e com escala, as escolas deverão respeitar a capacidade de 50%, respeitando o distanciamento e medidas sanitárias determinadas por cada município.

Próximo decreto municipal

Por fim, os prefeitos da região metropolitana de Curitiba foram informados que o novo decreto municipal depende do informe epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, determinando o risco de contaminação para o presente momento, que decidirá qual bandeira entrará em vigor na quarta-feira (27). O documento e informações oficiais serão emitidos após às 18 horas em reunião com os representantes municipais, para que possam tomar as medidas cabíveis em cada uma das cidades.