Secretaria de Saúde intensifica combate à Dengue em Colombo

Ação realizada no bairro Belo Rincão contou com os trabalhos dos agentes de endemias e agentes comunitários da Unidade de Saúde do bairro

O surgimento de nove focos de proliferação do Aedes aegypti que é o mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Zika, Chikungunya e a Febre Amarela, foi determinante para a realização de uma ação conjunta da Vigilância Ambiental e a Unidade de Saúde Belo Rincão.

Durante toda quinta-feira (dia 21) os 11 agentes de endemias e três agentes comunitários de saúde realizaram na área de abrangência do daquela unidade 74 vistorias em imóveis e unidades residenciais. Foram coletadas cinco amostras de larvas, que após as análises laboratoriais realizadas pela Vigilância Ambiental tiveram resultados negativos para Aedes aegypti. Durante as vistorias nas residências foram eliminados depósitos e feitas orientações aos moradores sobre a prevenção à dengue. Segundo a Coordenadora da Vigilância Ambiental e Tecnóloga em Saneamento, Lucielly Fernandes Rosa, o envolvimento dos agentes comunitários que trabalham na unidade de saúde local é fundamental para garantir o sucesso da ação. “É de grande importância o envolvimento da Unidade de Saúde, pois os agentes estão trabalhando diariamente no território da unidade e tem maior conhecimento dos problemas da região.” Disse a Coordenadora.

Com essas ações a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde, quer aumentar a conscientização da população em relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti, principalmente nos meses endêmicos para a doença, que são os meses mais quentes no período de novembro a março. Os agentes de endemias realizam vistoria todos os meses do ano. Sempre estão uniformizados, portando o crachá de identificação e com o supervisor de campo. O morador pode entrar em contato com o setor de Vigilância Ambiental para de realizar denúncias, solicitações, tirar dúvidas e obter informações sobre as áreas que estão sendo realizadas as vistoriadas através dos telefones 3666-6846 e 3663-3321.