Saúde inicia a Semana da Enfermagem

Em homenagem à Semana da Enfermagem – foi realizada , a abertura das atividades, no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva.

Em homenagem à Semana da Enfermagem – foi realizada nesta quarta-feira, 15, a abertura das atividades, no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva. “Preparamos um dia especial para homenagear estes profissionais que nasceram com uma missão: fazer o bem ao próximo”, ressaltou a Prefeita Beti Pavin. Vale lembrar que no dia 12 de maio é comemorado do Dia do Enfermeiro, e no dia 20 – comemora-se o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem.

A iniciativa visa promover a capacitação dos profissionais da saúde, que durante todo o ano, irão participar de diversos cursos para aprimorar o desempenho e o atendimento à população. “A data busca homenagear todos os profissionais que se dedicam ao cuidado da saúde dos cidadãos, além de auxiliar os demais profissionais da saúde”, disse o Secretário de Saúde, o médico Antoninho Barth.

O evento reuniu mais de 100 profissionais em um momento de descontração e confraternização. “Trata-se de uma data memorável, principalmente, pois com solidariedade e amor, estes profissionais cuidam de vidas”, enfatizou a prefeita.

Entre as atividades realizadas estavam um Quiz de perguntas relacionadas a área da saúde e atividades físicas com os profissionais do Departamento de Esportes. “Queremos incentivar e trabalhar a socialização e o bem-estar dos servidores”, destacou Dr. Antoninho.

O objetivo da ação é fortalecer as atividades exercidas pelas equipes de enfermagem nas Unidades de Saúde em relação a Atenção Primária a Saúde. “Nossa intenção é de que com estas capacitações, os profissionais da saúde, expandam o vínculo com a população melhorando o atendimento na saúde pública do nosso município”, disse.

Semana da Enfermagem no Brasil

O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas. Já o Dia do Técnico e Auxiliar em Enfermagem é comemorado em 12 de maio.

No entanto, é comum a celebração de ambas ocorrer em conjunto, durante a Semana da Enfermagem. Durante esse período, os profissionais de enfermagem participam de palestras, cursos e workshops que ajudam a discutir os principais assuntos relacionados a suas áreas, potencializando as funções do seu trabalho.

Foto: Ilson L. de Jesus/ PMC