Saúde do Jovem é tema de palestra nesta quarta-feira, 08

O principal objetivo da ação é alertar os jovens em relação às doenças sexualmente transmissíveis e reforçar a importância da prevenção

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde promove nesta quarta-feira, dia 8 de junho, às 9h e às 14h, uma palestra sobre a Saúde do Jovem, em alusão ao Dia dos Namorados.

A ação que será aberta ao público, acontecerá no Colégio Estadual Helena Colody, localizado na Maria Isabel Tosin, 181 – bairro Monza. Entre os temas abordados durante o encontro estão: a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis – Hepatite B e C e HIV /Aids.

O principal objetivo da ação é alertar os jovens em relação às doenças e reforçar a importância da prevenção. “Fica cada vez mais fica clara a importância de investir em prevenção e conscientização para combater as doenças  entre o público  jovens”, ressaltou o Secretário da pasta, Darci Martins Braga.

Segue algumas dicas para diminuir a vulnerabilidade em relação às DSTs:

• Higiene é fundamental para a prevenção;
  • Buscar informações sobre o assunto. Muitas vezes, o jovem deixa de se tratar por não saber reconhecer os sinais e sintomas da doença;
  • Diante de qualquer suspeita, os jovens e devem procurar uma Unidade de saúde;

“As principais causas da disseminação dessas doenças são a dificuldade de conversar a respeito e a vergonha ou medo de procurar um médico”, disse Braga.

E, por fim, a dica mais importante de todas: usar preservativo – masculino ou feminino – em todas as relações sexuais. Sendo a maneira mais segura de evitar uma DST.