Saiba como fazer o descarte correto de pilhas, baterias e reatores

Entre os diversos pontos de entrega voluntária dentro do município, estão as Escolas, CMEIS da rede pública, Unidades Básicas de Saúde e a Secretaria do Meio Ambiente

Muito se fala a respeito do descarte correto das pilhas, baterias e reatores usados, mas ainda hoje existem diversas dúvidas. Atualmente, o município conta com 17 Ecopontos de coleta do produto, todos espalhados por diversos bairros.

“Dessa forma, os moradores podem optar pela unidade mais próximas da sua casa para fazer o descarte consciente. Evitando assim, que seja despejado no esgoto ou solo, e consequentemente preservando o meio ambiente”, disse a Prefeita Beti Pavin.

A Prefeitura tem parceria com a empresa ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônico que realiza a coleta e a destinação das pilhas e baterias inservíveis. Entre os diversos pontos de entrega voluntária dentro do município, estão as Escolas e CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil), Unidades Básicas de Saúde e a Secretaria do Meio Ambiente.

Para o Secretário da pasta, Evandro Busato, a ação visa beneficiar a todos. “Essa iniciativa preserva a matéria-prima, incentiva a reciclagem e evita que mais produtos sejam descartados de maneira incorreta”.

Descarte Incorreto

As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando são descartadas de forma incorreta. Na sua composição são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas.

O líquido se acumula na natureza, e representa o lixo não biodegradável, ou seja, não é consumido com o passar dos anos. A contaminação envolve o solo e lençóis freáticos prejudicando a agricultura e a hidrografia. Justamente por serem biocumulativas é que surgiu a necessidade do descarte correto de pilhas e baterias usadas.

“Para esclarecer, as pilhas e baterias em funcionamento não oferecem riscos, uma vez que o perigo está contido no interior delas. O problema é quando elas são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem: amassam, estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores”. Explica Busato.

Confira os pontos de coleta:

1 Colombo Esc. Municipal Antonio A Johnsson Jardim Monza Rua Alexandre Andreatta 116
2 Colombo Esc. Municipal Bortolo Cavassin Rua José Bonata Strapasson Uvaranal S/N
3 Colombo Esc. Municipal Elvira N Alberti Travessa Nilton Tozin Jardim Arapongas S/N
4 Colombo Esc. Municipal Imbuial da Roseira Estrada da Ribeia Imbuial da Roseira 564, KM 23
5 Colombo Esc. Municipal Jardim das Graças Rua das Gabirobeiras Jardim das Graças 416
6 Colombo Esc. Municipal João José Gasparin Rua Avelino Motin Poço Negro 800
7 Colombo Esc. Municipal Barão de Mauá Rua anair Bonato de Tosin Centro Ind. De Mauá 580
8 Colombo Esc. Municipal Parque monte Castelo Rua das Orquideas Monte Castelo 719
9 Colombo Esc. Municipal Severo R. de Camargo Rua Luiz Agostinho Trevis São Dimas 229
10 Colombo CMEI Raio de Sol Rua Luisa Garise Tozin Jardim Belo Rincão 332
11 Colombo CMEI Tia Sula Rua Renato Soares de Almeida Santa Rita 267