Representantes de Guaratuba visitam Colombo para conhecer Programa de Asfalto

Só nos últimos quatro anos, iniciativa da Prefeitura já pavimentou mais de 200 novas ruas

Representantes de Guaratuba realizam visita técnica para conhecer o Programa de Pavimentação Comunitária de Colombo

O Programa de Pavimentação Comunitária desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão realizado em conjunto com a Secretaria de Obras e Viação está se consolidando como referência no setor. Desta vez, representantes do município do litoral paranaense de Guaratuba, visitaram Colombo para conhecer a iniciativa.

“Asfaltar um município, não é tarefa fácil, requer muita organização e economia para oferecer uma pavimentação de qualidade. Por isso, esta parceria que estabelecemos com os moradores, que entendem esta proposta, tem surtido um efeito positivo”, disse o vice-prefeito, Sergio Pinheiro.

Segundo explicou o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Marcio Strapasson, o objetivo e sucesso desta ação se devem a transparência e credibilidade do Programa. “Nosso cartão de visita é oferecer um pavimento bom e de qualidade para os moradores, aliado ao serviço bem executado composto por galerias de águas pluviais, meio fio, paisagismo, passeio e sinalização”.

Para o secretário de Urbanismo de Guaratuba, Fausto Mota, o Programa colombense deverá passar por algumas adaptações para ser implantado no litoral. “Como temos uma realidade um pouco diferente, como o solo, por exemplo, iremos organizar este projeto de acordo com as nossas necessidades e demandas. Mas a base e o sucesso do Programa nos chamaram muito a atenção, por isso viemos para conhecer e tirar dúvidas”, afirmou Mota.

O Programa

Nos últimos quatro anos, com esta ação, foram asfaltadas mais de 200 novas ruas, sejam trechos ou extensões completas. E para os moradores receberem estas obras do Programa de Pavimentação, primeiro, é necessário solicitar o serviço junto ao protocolo. Depois, a Prefeitura realiza o levantamento e a execução do orçamento da obra.

“Em seguida convocamos os proprietários dos imóveis da referida rua para uma reunião de apresentação do projeto e do orçamento para ser aprovado e incluído no Programa. Tudo isso a partir de 70% de adesão dos moradores”, explicou Igor Macedo, da divisão de Projetos Comunitários de Pavimentação da secretaria de Planejamento.

Após, o setor envia edital para publicação e posteriormente os moradores comparecem na Prefeitura para fazer parte efetivamente do Programa. E assim que a rua atingir 60% do valor pago, são seguidos os seguintes trâmites: a via é enviada para projeto, licitação e execução dos serviços conforme a lei 684/97.

Também participaram da visita técnica o advogado da Procuradoria de Guaratuba, Alexandre Polati, o engenheiro civil da Prefeitura do Litoral, Antonio Lima e Alexsander Maschio, da Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP. E de Colombo, Lis Alberti da secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Foto: Ilson L. de Jesus/PMC