Representantes da Educação de Colombo elaboram ações para Conferência Nacional

Propostas deverão ser discutidas na Conferência Nacional de Educação, que acontece em 2014, em Brasília

A prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte começou a elaborar as ações e propostas para serem apresentadas na Conferência Nacional de Educação. Representantes da secretaria, o chefe do Núcleo Estadual de Educação da Área Metropolitana Norte, Sérgio Ferraz e o presidente do Núcleo da Associação dos Professores do Paraná, Adão Xavier se reuniram na última semana, para construir o conteúdo do documento que deverá nortear novas discussões, nas próximas Conferências Municipal em junho próximo, e Estadual em setembro.

Estas conferências fazem parte de uma preparação para a participação dos municípios na Conferência Nacional de Educação (CONAE / 2014), que acontecerá em Brasília no mês de abril. O principal objetivo da CONAE é resultar na elaboração das propostas que vão complementar o Plano Nacional de Educação, através das ações desenvolvidas pelos municípios, estados e pelo Distrito Federal.

“As propostas municipais e estaduais vão colaborar com a construção do contexto do Sistema Nacional de Educação, por isto é importante que todos participem de nossos seminários locais. Não somente pessoas envolvidas diretamente com a educação, mas também pais de alunos e a população, como um todo, precisam estar envolvidos neste grande sistema que é a Educação Nacional“, destacou a secretária da Educação, Cultura e Esporte, Aziolê Cavallari Pavin.

Durante o encontro, ficou definido que ainda neste mês de abril uma nova reunião será realizada, envolvendo representantes da educação de Colombo, do estado e de setores da sociedade civil. Na ocasião, será escolhida uma equipe representativa e um município que sediará a Conferência Municipal local, prevista para o mês de junho.

De acordo com o chefe da área Norte, Sérgio Ferraz, os temas das discussões que deverão acontecer na ll CONAE, previstos no Documento-Referência, devem ser elaborados e aprovados pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). “O documento será dividido em sete eixos temáticos, com propostas de caráter geral e propostas especificas, como educação e diversidade, justiça social, inclusão e direitos humanos, todos previstos no eixo ll”, concluiu.