Qualidade nos serviços profissionais é destacada no P A do Maracanã

Secretárias e diretores visitam a Unidade de Atendimento referência para o tratamento de casos de média e alta gravidades do Covid19

Durante as visitas e acompanhamentos que têm se tornado constante no Pronto Atendimento do Alto Maracanã, gestores da Secretaria Municipal da Saúde comemoram e enaltecem a qualidade dos serviços que os profissionais daquela unidade de pronto atendimento Covid-19 estão prestando aos pacientes que ali permanecem em estado de internamento.

Foi o que revelaram o Diretor Técnico Médico José Sebastião e o Diretor Executivo Enfermeiro Osvaldo Tchaikovski Junior, estiveram presentes no Pronto Atendimento do Alto Maracanã, onde puderam conversar com a equipe de profissionais, fazer reposição medicação sedativa e principalmente passar visita em todos os pacientes internados em estado grave e intubados. Também durante dia o coordenador da Média e Alta Complexidade da SMS, Fábio Rasmusen Dias, também, como costumeiramente faz, esteve no Pronto Atendimento e fez vários apontamentos e intervenções relativas à qualificação da assistência prestada aos pacientes ali internados.

Nos últimos meses, devido a Pandemia, o PA foi transformado num serviço hospitalar com suporte de Unidade de Terapia Intensiva, com vários equipamentos, recursos tecnológicos, medicações, que não eram habituais para a equipe de profissionais que atuam no serviço. São pacientes em Ventilação Mecânica; Bombas infusoras com drogas vasoativas e sedativas; pacientes que necessitam a permanência na posição pronada, com enorme complexidade nos cuidados, mudança de decúbito, banhos de leitos, dificultado muitas vezes pela obesidade, um dos principais fatores de risco para o agravamento da Covid-19.
“Mesmo com todas essas Inovações e desafios para o enfrentamento dessa pandemia, os profissionais alcançaram a excelência nos cuidados, estão atendendo os pacientes num alto padrão de assistência, bem higienizados, realizando exames que auxiliam as condutas médicas, sistematização da assistência em enfermagem, entre outros padrões observados nas melhores UTIs de Hospitais. Essa foi a percepção que nós os Diretores e o Coordenador do serviço tivemos não apenas nesta visita”, comenta Osvaldo Tchaikovski Junior.

Atendimento foi ampliado no P.A do Maracanã nas últimas semanas.

Ao assumir as responsabilidades do cargo se Secretária da Saúde Marilda França G. Zanoni, fez questão de destacar a importância dos trabalhadores que estão atuando na linha de frente no combate aos efeitos da Pandemia. “Essa nova realidade e os novos protocolos de segurança para enfrentamento da pandemia do Covid-19, faz com que os familiares, quando internam os seus, fiquem impedidos de visitá-los. Isso deixa as famílias apreensivas, sem proximidade e contato com os pacientes internados, enquanto eles se encontram nas enfermarias ou UTIs do serviço. O que nos conforta, é saber que o atendimento oferecido pelo Pronto Atendimento do Alto Maracanã busca de atender com segurança e qualidade.”

Fotos: Daiana Nodari/PMC