Proteção, Diversidade e Enfrentamento das Violências foram temas da XII Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Representantes do governo e da sociedade civil se reuniram com o intuito de construir políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes nas diferentes áreas

Durante o evento também aconteceu a apresentação musical de cordas com as crianças do Instituto Beija Flor, a declamação de poesia no estilo hip-hop com o adolescente João Vitor e a apresentação cultural do Pró Criando São Dimas.

Com o objetivo de incentivar a reflexão sobre a construção de propostas para a proteção integral de crianças e adolescentes, fortalecendo assim futuras ações e estratégias, aconteceu na última quinta-feira, 25, no auditório da Regional Maracanã, a XII edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O vice-prefeito Sério Pinheiro, esteve presente no encontro e destacou a importância de promover eventos voltados aos jovens. “É uma satisfação participar desse momento que tem suma importância para o futuro das nossas crianças e adolescentes. A participação efetiva dos jovens nas políticas públicas nos ajuda a construir um município melhor para viver, pensando que eles são nossas heranças, nosso futuro”, ressaltou.

O tema central do encontro foi “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, sendo dividido em cinco eixos: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes.

O evento também avaliou o Regimento Interno, que tem como objetivo a construção de propostas voltadas à criança e ao adolescente na proteção, enfrentamento às violências e considerando a diversidade, o qual foi aprovado pela maioria. “Temos aqui estudantes que estão cada vez mais participativos e que formularam diversas propostas. É sempre importante caminharmos juntos, pois nós somos pensadores de políticas públicas, com foco no empoderamento da família e do jovem, por isso fico muito feliz com a realização de um evento tão importante em nossa cidade”, explicou a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Rosimeri Araújo, destacou que as conferências são espaços amplos e democráticos para a reflexão, discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias. “Esse acontecimento é para mostrar aos jovens aqui presentes que é necessário lutar pelos seus direitos e mais que isso, que nós estamos aqui para auxiliá-los da melhor forma, buscando proporcionar um futuro de paz e conquistas à todos eles”.

Como forma de representar todos os jovens do município, a adolescente Maynara de Lucas, foi escolhida para ressaltar a importância do envolvimento dos adolescentes junto ao poder público. “Nós temos sempre que buscar melhorias e estudar para ter um futuro melhor. Precisamos ter responsabilidade, sermos participativos e mais que isso, lutar para mostrar a sociedade que temos voz e que somos capazes de lutar pelos nossos objetivos e futuro”, disse.

Além da realização de palestra com o tema central, das oficinas com os temas dos eixos e da discussão referente ao Regimento Interno, houve a votação para a escolha de delegados para representar Colombo na X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Durante o evento também aconteceu a apresentação musical de cordas com as crianças do Instituto Beija Flor, a declamação de poesia no estilo hip-hop com o adolescente João Vitor e a apresentação cultural do Pró Criando São Dimas.

Delegadas e suplentes eleitas

Representando os adolescentes de Colombo:

Maynara Aparecida de Lucas (titular) e Melissa Lima (suplente)

Representando os Movimentos Sociais:

Carla Murakami Kuniyoski (titular)

Representando o CMDCA não governamental:

Ester Persike (titular) e Tatiane Brito (suplente)

Representando a rede de Atendimento a Criança e Adolescente:

Edna do Nascimento (titular) e Maria Inês dos Santos Viana (suplente)

Presenças

Estiveram presentes na XII edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Promotora de Justiça Dra. Elaine Palazzo Ayres; representando a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Marlene Batista da Silva; o Secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Paulo César Cardoso; representantes das Secretaria de Planejamento e Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho do município e os vereadores Edson Baggio, Issa Paixão, Anderson Prego, Gilgera e Sidnei Campos.

Também participaram representantes do Conselho Tutelar, do Conselho da Criança e do Adolescente e da Pastoral Criança; o gerente da Sanepar Colombo, Ademair de Brito; o coordenador do escritório regional do CIEE/PR, Alexandre Beleza; a presidente da APAE Colombo, Cristiane da Silva e o Superintendente da Regional Osasco, Fábio Schueller.

facebook.com/pmdecolombo

Foto: Marcio Fausto e Ilson L. de Jesus/ PMC