Projeto Tour in Colombo leva estudantes a pontos turísticos

A iniciativa proporciona as crianças das escolas municipais visitas aos principais pontos turísticos e monumentos, narrando a história de cada um, ressaltando sua importância e relevância nos dias de hoje

Visita dos alunos da Escola Municipal Gabriel D’Anuncio Strapasson, na Biblioteca Pública do Paraná.

Somar os conhecimentos dos alunos da rede municipal de ensino – a história de Colombo, seus símbolos e atrativos turísticos. É com este objetivo que a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude desenvolveu o Projeto Tour in Colombo.

“Uma iniciativa muito valorosa que oportuniza os alunos da rede pública a conhecerem e valorizarem o nosso município e fazer com que os pequenos tenham a oportunidade de serem turistas em sua própria cidade”, explica o secretário da pasta, Paulo Cesar Cardoso.

O projeto, idealizado pela coordenadora da Biblioteca Pública Municipal/Sede, Angela Maria Mottin e a professora de inglês Silmara Mayer, levará 400 crianças das escolas municipais aos pontos turísticos e monumentos, narrando a história de cada um, ressaltando sua importância e relevância nos dias de hoje.

Durante a programação, as visitas já aconteceram na Igreja Matriz, Casa da Cultura, Prefeitura Municipal – Gabinete da Prefeita, na Biblioteca Municipal e finalizando no correio, onde as crianças enviaram um cartão postal do município de Colombo, contando como foi o tour para suas famílias.

“O ponto culminante do projeto além de todos os pontos turísticos, foi a visita a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, na sede, em que os alunos conheceram a biblioteca e a história do livro, além de participar da Contação de Histórias e um pouco mais da história de nossa cidade. Depois todos os alunos receberam um cartão postal da cidade, onde puderam preencher e levar até o correio, onde foi enviado às suas famílias”, contou Angela Maria Mottin.

Visita realizada na Biblioteca Pública do Paraná

Aconteceu também, na última terça-feira, 06, a visita dos alunos da Escola Municipal Gabriel D’Anuncio Strapasson, na Biblioteca Pública do Paraná.

“A experiência de sair da sala de aula para vivenciar o conteúdo vivo em que a criança se torna agente ativo de sua aprendizagem, concretizando as emoções e levando para sua vida e família”, ressaltou Angela.

Por meio do Projeto Tour in Colombo os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as Bibliotecas (Municipal e Estadual) e ainda mais a história, valorizando nossa cultura e integrando as aulas de inglês.

Com o tour, os alunos da Escola Municipal Gabriel D’anuncio Strapasson, explorar a Biblioteca Pública do Paraná, com um acervo de mais de 600 mil volumes, periódicos, fotografias e materiais multimídia e que recebe mais de dois mil pessoas ao mês e realiza 1.500 empréstimos diariamente. “Além de uma programação cultural com exibição de filmes, exposições de arte, contação de histórias e oficinas literárias”, lembrou Angela.

Objetivos do projeto

– Contato dos alunos com a linguagem visual, que é um meio de comunicação atraente artístico e divertido. O cartão postal que privilegia a linguagem visual cumpre bem a função da comunicação interpessoal.

– Aprimorar as habilidades de leitura e escrita a partir do cartão postal;

– Explorar a relação entre imagens e elementos textuais em cartão postal identificando diferentes paisagens num cartão postal; – apreciar e valorizar as belezas do município.

Foto: Divulgação/PMC