Projeto Plante uma Clotalaria e ajude na prevenção da dengue

Nesta segunda-feira, 26, foi realizado um evento no Vivencial do Bosque para dar início ao projeto “Plante uma Crotalária e Salve Vidas”, que vai distribuir inicialmente duas mil mudas para o município, com pretensão de ampliar as ações de combate à dengue.

O programa tem como finalidade contribuir no combate à dengue e promover saúde e bem-estar para os moradores de Colombo e Região Metropolitana, através do plantio de Crotalaria Spectabilis, planta que atrai Libélula predadora natural do Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

A proposta nasceu em uma parceria da Associação de Mulheres pela Paz Mundial com a prefeitura de Colombo através das secretárias de Assistência Social, Saúde e Meio Ambiente.

O encontro contou com a presença da idealizadora e coordenadora do projeto, Irani de Oliveira, a secretária Municipal de Assistência Social, Elis Lazarotto, o secretário Municipal do Meio Ambiente, José Vicente de Lima, a diretora do Departamento da Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, Karen Fernanda Scorsin e o diretor de Vigilância e Promoção em Saúde, Dr. Diogo Vasconcelos.

O projeto será dividido nas seguintes etapas:

1º- Coleta das sementes;

2º- Plantio das sementes em recipientes recicláveis;

3º- Uma vez que germinadas as sementes, serão distribuídas para a população;

4º- Juntamente com a entrega serão feitas orientações sobre os cuidados de limpeza das casas para eliminar possíveis focos.

5º- E após a entrega das mudas de crotalária serão dadas instruções sobre os cuidados dentro de casa, como o não consumo da planta.

E o cronograma de execução do projeto passa por:

Atividades Datas: 2021

Obtenção de recursos de recursos Abril a Dezembro