Projeto piloto moderniza atendimento no CRAS

O atendimento ao público nos Centros de Referência de Assistência Social está passando por uma fase de adaptação e inserção de novos processos para o cadastramento da população no sistema Cadastro Único (Cadúnico).

Para isso, estão implementando um formulário mais simples, mas que contém os pré-requisitos necessários já solicitados pelo cadastramento anterior, o caderno verde. Com esse novo método, os atendentes e gestores dos CRAS no município, tem mais agilidade e rapidez em inserir mais pessoas no sistema on-line do Cadúnico, podendo ter um número maior de atendimentos por dia.

Projeto Piloto

O projeto piloto do novo cadastramento para o Cadúnico está sendo realizado no CRAS Rio Verde, recebendo uma adesão muito positiva da população e agilizando os atendimentos. No processo anterior, com o cadastramento por meio do “Caderno Verde”, este mesmo CRAS atendia em média de 15 pessoas por dia e agora os atendimentos chegam a 35 por dia.

Com a implantação deste novo modelo de formulário, todos os locais de cadastramento do Cadúnico passaram por essa reformulação, visando atender um maior número de pessoas diariamente.

Segundo a gestora do Cadastro Único, Valquiria de Oliveira, 25.061 famílias estão cadastradas no Cadúnico no município, sendo que destas 8.500 recebem o benefício Bolsa Família. “Temos 8 pontos de cadastramento no município e as famílias procuram o CRAS para informações sobre o Bolsa Família, um dos programas que é concedido aos cadastrados no Cadúnico. Através deste primeiro contato, elas conhecem outros programas, podendo se enquadrar segundo os pré-requisitos exigidos.”

A diretora de proteção social básica, Karen Fernanda Scorsin destaca que a nova formatação dos cadastros vai garantir o acesso mais rápido da população a diversos programas sociais. “O Cadúnico é apenas a ferramenta para que famílias tenham acesso a seus direitos”.

A economia em papel e a agilidade no atendimento das famílias é o diferencial desse novo formato adotado para o cadastramento, aponta a secretária Municipal de Assistência Social, Elis Lazarotto. “Precisamos agilizar o atendimento e cadastros das famílias do nosso município. Muitos não conhecem os programas que podem ter acesso ou estão com seus cadastros desatualizados. Nosso trabalho é reverter isso a curto prazo”.

Cadúnico

Os documentos necessários para cadastramento segundo a gestora do CRAS Rio Verde, Giane Deise Martim, são os mesmos solicitados anteriormente e o formulário adotado é simplificado, mas sem deixar de coletar as informações necessárias para inserir no sistema Cadúnico.

É importante lembrar que todos os cadastros das famílias precisam ser atualizados regularmente a cada 12 meses.

Para se cadastrar no Cadúnico os interessados devem dirigir-se ao CRAS mais próximo de sua residência com os seguintes documentos:

– O responsável pela família ou residência: CPF ou Título de Eleitor e comprovante de residência;
– Para os demais membros da família ou residentes no mesmo domicílio: um dos documentos de cada uma das pessoas da família: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.

Mais informações procure o CRAS mais próximo de sua residência.

Fotos: Daiana Nodari