Projeto Ecocidadão encerra nesta sexta-feira, 13, em Colombo

A ação acontece na Associação de Recicláveis Emanuel, localizada no bairro Rio Verde e tem como objetivo promover a inclusão e o fortalecimento do catador de material reciclável

Nesta sexta-feira, 13, acontece o encerramento do projeto Ecocidadão III Paraná – na Associação de Recicláveis Emanuel, localizada no bairro Rio Verde. A ação é promovida pela Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) e Provopar Estadual e conta com o apoio da Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

Na ocasião, haverá a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual a todos os recicladores colombenses. O objetivo é de promover a inclusão e o fortalecimento do catador de material reciclável, com o intuito de capacita-lo de forma técnica e gerencialmente para a gestão dos resíduos sólidos recicláveis.

O secretário da pasta, Evandro Busato, destacou a importância de realizar ações como essas, que além de auxiliar o catador de reciclável, também abre caminho para a inclusão social, geração de trabalho e renda, podendo permitir a sustentabilidade econômica e o desenvolvimento do município.

“Esse projeto conta com nosso apoio, pois os recicladores são capacitados para conhecer mais sobre a educação ambiental, desde o recolhimento dos materiais, a separação correta dos resíduos sólidos recicláveis, até a destinação final adequada”, disse.

Sobre o projeto

O Ecocidadão Paraná visa orientar, organizar e apoiar associações e cooperativas de catadores de material reciclável do Estado com o intuito de diminuir o volume de resíduos recicláveis lançados em áreas de mananciais, fundos de vale, córregos e rios, minimizando o impacto de degradação ambiental.

Com isso, é pretendido que com o apoio às organizações de catadores seja possível aumentar a vida útil dos aterros sanitários das cidades. Atualmente, o projeto Ecocidadão Paraná atua em 40 municípios paranaenses, abrangendo 47 associações de catadores de material reciclável.

Encerramento do projeto Ecocidadão III Paraná

Dia: 13 de julho