Projeto de saúde bucal é realizado em CMEI do município

Atividades associadas com brincadeiras, fantoches e teatros visam o aprendizado dos alunos a respeito do próprio corpo

Alunos do CMEI Canaã participam do projeto de Saúde Bucal

Foi de forma lúdica que durante duas semanas as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Canaã, localizado na Rua Travessa Alasca, 158, no bairro Campo Pequeno – participaram do Projeto de Saúde Bucal. A ação visa aprimorar o conhecimento infantil sobre a higiene corporal e da saúde bucal.

“Este trabalho vai além das atividades relacionadas a higiene, são atividades de autoconhecimento e que irão colaborar para o desenvolvimento das crianças”, destaca a coordenadora geral dos Cmeis, Áurea Rosa.

A realização do projeto contou com o planejamento pedagógico voltado para o conhecimento do corpo humano e seus cuidados. Na primeira semana as professoras e a equipe pedagógica prepararam atividades para que as crianças pudessem reconhecer as partes do corpo e suas funções.

Durante o projeto várias atividades foram realizadas, entre elas a ida de uma equipe de saúde bucal do Posto de Saúde São Domingos

Durante o projeto várias atividades foram realizadas, entre elas a ida
de uma equipe de saúde bucal do Posto de Saúde São Domingos

Já na segunda semana foram realizadas atividades de higiene e autocuidado. As crianças tiveram acesso ao “cantinho da higiene” com brinquedos – representando caixas de sabonete, frascos de shampoo e banheiras. “O aprendizado aliado com as brincadeiras foi à maneira encontrada pela equipe para que todos pudessem assimilar as atividades”, explica a diretora do CMEI Canaã, Sirlei Aparecida.

O projeto ainda contou com a colaboração da Equipe de Saúde Bucal do Posto de Saúde São Domingos, que no último dia de atividade foi até o CMEI para orientar as crianças sobre a escovação. “E o que começou com os filhos devem ser estendido aos pais, a previsão é de que em breve um projeto similar seja realizado com os familiares dos alunos”, destaca a diretora.

Foto: Marcio Fausto/PMC