Programa Família Acolhedora será implantado em Colombo

O Programa Família Acolhedora de Colombo foi lançado oficialmente pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social.

O Programa Família Acolhedora de Colombo foi pré-lançado, na manhã desta terça-feira, 22, pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social. O evento aconteceu no CEU das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificados – Daniel de Jesus Rosa), com a presença de autoridades locais, representantes religiosos, do Ministério Público, Conselho Tutelar e convidados em geral. Vale lembrar que o projeto está para aprovação na Câmara Municipal de Colombo.

De acordo com o vice-prefeito Sergio Pinheiro, as crianças e jovens que estiverem em situação de vulnerabilidade social, com medidas protetivas ou para adoção terão um destino mais acolhedor e adequado que os abrigos. “Para que isso aconteça as famílias precisam se tornar voluntárias e recebam em suas casas estas crianças, proporcionado a elas um lar com muito amor, carinho, atenção e educação para essa nova fase da vida”, disse Pinheiro.

A secretária da pasta, Maria da Silva Souza fez um convite a todas as famílias colombenses a abrirem as portas de suas casas para acolherem provisoriamente crianças e/ ou adolescentes em situação de risco, como hospedes.

“As famílias cadastradas precisam ter um espírito altruísta e dispostas a dar carinho, atenção e proteção a estas crianças e adolescentes. Elas precisam sentir que serão bem recebidas e queridas neste novo ambiente familiar – assim, aumentará a sua autoestima. Lembrando que não é adoção e sim um acolhimento provisório”, disse.

O Programa Família Acolhedora atenderá crianças e adolescentes de Colombo, que tenham seus direitos ameaçados ou violados e que necessitem de proteção, sempre com determinação judicial. “Este projeto de Lei nº 018/2019 esclarece que ao receber uma criança ou adolescente em acolhimento, não significa integrá-lo como filho. As famílias terão a função de prepará-las para seu retorno à família de origem ou encaminhamento para adoção”, enfatizou a secretária.

Vale lembrar que o Programa Família Acolhedora será subsidiado em recursos financeiros do município, por meio da secretaria de Assistência Social, do Fundo para Infância e Adolescência – FIA e de Convênios com o Estado e a União.

Inscrições das famílias

A inscrição das famílias interessadas em participar do programa será gratuita, feita por meio do preenchimento de Ficha de Cadastro do Programa, na Secretaria de Assistência Social.

Os interessados devem possuir os seguintes documentos: carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, certidão negativa de antecedentes criminais, comprovante de vinculo trabalhista com apresentação de carteira de trabalho ou contrato trabalhista e se aposentado ou pensionista apresentar cartão do INSS.

Serviço:

Inscrições

Local: Secretaria de Assistência Social – 2º andar – Regional Maracanã – Rua Dorval Ceccon, 664.

Horário: Das 8h30 às 11h30 e das 113h30 às 16h30

Contato: 3675-5988 – facol@outlook.com.br – facebook: @ProgramaFacol