Profissionais do PA Maracanã recebem treinamento do SAMU

Protocolo de reanimação cardiopulmonar (RCP) destinado aos técnicos de enfermagem, enfermeiros e condutores que atuam no serviço de urgência foi tema da capacitação

O objetivo foi preparar os profissionais para atender pacientes que tenham sido acometidos por uma parada cardiorrespiratória.

O treinamento com os instrutores do SAMU de Curitiba foi sobre o protocolo de reanimação cardiopulmonar (RCP).

A capacitação foi realizada no PA Maracanã foi destinada destinado aos técnicos de enfermagem, enfermeiros e condutores que atuam no serviço de urgência.

O Pronto Atendimento do Maracanã recebeu nesta sexta-feira, 16, o treinamento com os instrutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Curitiba sobre o protocolo de reanimação cardiopulmonar (RCP) destinado aos técnicos de enfermagem, enfermeiros e condutores que atuam no serviço de urgência.

A capacitação promovida pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde tem como objetivo preparar os profissionais para atender pacientes que tenham sido acometidos por uma parada cardiorrespiratória.

“Nossa intenção é que todas as nossas equipes estejam preparadas e atualizadas com as técnicas na área de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência”, destaca o Secretário da pasta, Darci Martins Braga.

No mês passado, o 3º Subgrupamento do 7º Grupamento de Bombeiros sediado em Colombo – realizou o Treinamento com os profissionais de saúde que vão compor o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – SAMU 192 – Metropolitano. Uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Colombo.

Foram disponibilizadas pela Prefeitura duas ambulâncias de Suporte Básico de vida (USB) que farão o suporte das Ambulâncias Alpha avançadas quando a Central de Regulação Médica de Urgência quando necessário. Neste mês o município de Colombo passou a compor o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – SAMU 192 – Metropolitano.

Ligue 192

O atendimento do SAMU começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

A base do SAMU Metropolitano em Colombo fica localizada ao lado do Pronto Atendimento do Alto Maracanã com o intuito de otimizar o tempo resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços de saúde de referência.

Serviço:

SAMU Metropolitano

Telefone: 192

Central da Ambulância, localizada na Rua Abel Scuissiato, 40.

Foto: Divulgação/PMC