Primeiro dia: Programa Nosso Bairro e Paraná Cidadão de Colombo realizam mais de 5 mil atendimentos

O atendimento foi direcionado exclusivamente para crianças e adolescentes de 2 a 17 anos, nos próximos dias atenderá toda a população

Crianças e adolescentes estavam entre os principais atendimentos neste primeiro dia – do Programa Nosso Bairro e Paraná Cidadão de Colombo. A ação continua nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18, das 9h às 17h, no Ginásio de Esportes do Colégio Estadual Julia Cavassin, localizado na Rua José Beira, s/n°- Jardim Osasco.

O atendimento foi direcionado exclusivamente para crianças e adolescentes de 2 a 17 anos, nos próximos dias atenderá toda comunidade. “São diversos serviços gratuitos, que garantem mais cidadania aos nossos colombenses. Os servidores da Prefeitura também estão à disposição e trabalhando para que tudo aconteça bem – sendo mais um evento de sucesso. Agradeço o Governo do Estado por mais uma grande parceria”, disse a Prefeita Beti Pavin.

Nesta quarta-feira, 16, foram realizados 5.123 atendimentos, entre eles, a confecção de documentos:

RG 401
CPF: 185
CTPS: 20
Demais atendimentos Estaduais: 2.600
Atendimentos Municipais: 1.920

A ação realizada pela Prefeitura de Colombo em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF). Para a Desembargadora Lídia Maejuma, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, esta ação voltada as crianças e adolescente faz parte do Projeto Criança Protegida.

“Com este Projeto fomos o primeiro colocado na categoria Tribunal do XII Prêmio Innovare de 2015, uma das mais importantes premiações da Justiça Brasileira. Vamos dar a cada criança o direito ao nome e identidade, e cada um deverá zelar pelo seu próprio nome e ser uma pessoa do bem auxiliar. Além de ajudar na localização de crianças e adultos desaparecidos”, disse Lídia.

O Projeto foi lançado em abril de 2016, este projeto pioneiro no país vem sendo desenvolvido pela SEJU em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná, o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), além de outras Secretarias de Estado. O objetivo do projeto é atender os municípios, assegurando os diretos de cidadania e fortalecendo a rede de segurança pública contra desaparecimento.

A professora da Escola Municipal Barão de Mauá, Neusa Pinto da Silva – trouxe os alunos para recolher os documentos e as digitais para a confecção da identidade. “Estas ações são extremamente importantes, principalmente, para as crianças e adolescentes. Pois, muitas vezes os pais trabalham e não tem tempo para levá-los em um posto de identificação”, disse a professora.

Serviços gratuitos

Entre os serviços estão a emissão de documentos pessoais, intermediação de vagas de emprego, programa Nota Paraná, tarifa social de água e luz, orientações jurídicas, do consumidor. Ainda informações sobre direitos humanos e assistência social.

As Secretarias municipais também estarão presentes. O Meio Ambiente fornecerá informações sobre os serviços realizados, com distribuição de folders; a Agência do Trabalhador fará a intermediação possíveis vagas de emprego; Indústria e Comércio orientará a população em relação aos serviços feitos no Centro do Empreendedor, bando do Empreendedor e atendimento ao microempreendedor individual, além da emissão de carteira de trabalho.

Já a Assistência Social fará orientações e encaminhamentos, corte de cabelo e esmaltação de unhas, cadastro e atualização do CadÚnico, orientação sobre os Programas Leite das Crianças e PAA e SCFV, orientações sobre o PETI e prevenção da violência contra a mulher. Durante a programação haverá apresentações culturais dos projetos sociais e dos idosos, gincana dos idosos e a atividades físicas e recreativas para as crianças e idosos.

Os interessados devem levar comprovante de residência e documentos pessoais em bom estado.

Paraná Cidadão Colombo
Data: 16, 17 e 18 (Quarta, quinta e sexta-feira)
Local: Ginásio de Esportes do Colégio Estadual Julia Cavassim
Rua José Beira, s/n°