Prefeitura repassa a Cooacol permissão de uso dos equipamentos para produção sucos e vinhos

Ao incentivar uma das maiores tradições da cultura italiana entre os agricultores produtores de Uvas, vinhos e derivados, a Secretaria Municipal da Agricultura mobilizou lideranças deste setor para organizarem a Cooperativa dos Produtores da Uva e do Vinho a COOPERUVA.

O Prefeito Helder Lazarotto, o Secretário da Agricultura Juliano Polli e o Presidente da COOACOL Jhones Baptistão assinam termo de Cessão para Uso dos equipamentos

A título de estímulo e para viabilizar as atividades, a Prefeitura fez o repasse dos equipamentos necessário para produção. No início deste ano, em uma reunião entre integrantes da Secretaria da Agricultura, COOPERUVA e a Cooperativa dos Agricultores de Colombo, a COOACOL surge a proposta da unificação das duas cooperativas. Naquela oportunidade aconteceu a fusão e a definição de que a cooperativa dos agricultores seria a entidade mais indicada a receber através de instrumentos legais, os equipamentos para uso pelo prazo de 12 meses sendo possível a renovação.

Segundo o Secretário Municipal da Agricultura Juliano Polli, este repasse através de Termo de Cessão para o Uso dos equipamentos, é benéfico para o Município, porque a COOACOL tem um número maior de Associados e também a entidade tem entre seus projetos, iniciar a produção de sucos que serão bem mais lucrativos do que apenas a produção individual de vinhos.

Após a assinatura do documento, o Prefeito Helder Lazarotto falou sobre a iniciativa. “Com a fusão das Cooperativas e a assinatura da Permissão de Uso em favor da COOACOL estamos proporcionando o fomento da cadeia produtiva da Viticultura e assim, cumprimos com as finalidades para as quais foram feiras as compras dos equipamentos que é o incentivo na produção de sucos e vinhos, valorizando nossos agricultores” disse o prefeito.

Após a assinatura do documento oficial, os associados da Cooperativa passam a contar com o equipamento que incialmente será utilizado na produção de sucos

Foram disponibilizados para uso da cooperativa os seguintes itens: Uma enxugadora, envasadora, monobloco 6/6/1; uma rotuladora e capsuladora para rótulo e contrarrótulo; um filtro de terra diatomácea; três desengaçadeira com capacidade de três ton/h; uma prensa hidráulica, capacidade de 500 kg; uma prensa hidráulica, capacidade de 300 kg. A fiscalização da utilização dos equipamentos, pelo Termo de Uso, fica sob a responsabilidade da Secretaria de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura Municipal.

Fotos: Daiana Nodari/PMC