Prefeitura realiza ações de prevenção para evitar alagamentos

Separar corretamente o lixo pode amenizar os prejuízos causados pela chuva; entre os serviços de coleta de resíduos estão: a seletiva, de orgânico, programada e coleta verde

O acúmulo de lixo que, muitas vezes é descartado de maneira imprópria nas vias, causa transtornos aos moradores

A prefeitura oferece  serviço de coleta de resíduos

A prefeitura oferece serviço de coleta de resíduos

Nos últimos dias o município de Colombo foi atingido por fortes chuvas o que acarretou em alguns pontos de alagamento na região. Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a média histórica de chuva para outubro em Curitiba e Região Metropolitana é de 135 mm. Neste ano, até agora, o acumulado já é de 213 mm, ou seja, este é o outubro mais chuvoso desde 1997.

Segundo o diretor de Obras de Combate às Enchentes, João Nowacki a grande quantidade de chuva dos últimos dias são conhecidas como enxurradas e foi o suficiente para gerar transtornos ao município. “Essas águas são abundantes e correm com muita força levando tudo o que está nas ruas para dentro dos bueiros o que ocasiona pontos de enchentes,” afirmou.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato as águas das fortes chuvas se concentram nas ruas da cidade devido ao acúmulo de lixo que muitas vezes é descartado de maneira imprópria nas vias do município e acabam sendo carregados para as tubulações durante as tempestades.

“Temos serviços de coleta seletiva de lixo reciclável, não reciclável, coleta programada e coleta verde, além da coleta de orgânico. Porém, a população precisa ter consciência que lugar de lixo não é nas ruas. Nós estamos à disposição da população para coletar materiais como, por exemplo, madeira, galhos de árvore e pneus, além disso, realizamos semanalmente a coleta,” afirmou o secretário da pasta.

O morador Andre Vendrusolo, 34 anos é auxiliar de produção e reside há três anos na Rua Adélio Correia esquina com a Rua Felipe Soppa, no bairro Osasco. “Estou acompanhando de perto o trabalho da prefeitura aqui na nossa rua. Há muito lixo no bairro, encontramos janela, armário, madeira e pneus. Os moradores poderiam colaborar e evitar que todo esse lixo fosse parar nas manilhas causando tanto transtornos, pois somos nós mesmos que sofremos com as enchentes,” declarou.

Ações de prevenção da prefeitura
Programa Coleta Verde: consiste na troca materiais recicláveis como, lata, plástico, metal, papel, vidro e pneus, por alimento. Cada participante pode adquirir até dois vales com sete quilos de frutas, verduras e legumes.

É realizada uma vez ao mês nos bairros, Vila Zumbi dos Palmares, Vila Liberdade, Monte Castelo, Jardim da Graças, Ana Terra, Jardim Osasco e Guaraituba. O principal objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de conservar os recursos naturais, além de contribuir com uma alimentação equilibrada.

Programa Contenção de Enchente
As obras do Programa de Contenção de Enchentes já foram realizadas em vários pontos da cidade. Os 25 bairros alcançados pelas obras são, Vila Zumbi dos Palmares, Vila Liberdade, Jardim Paraná, Jardim Florença, Jardim Modelo, Jardim Osasco, Capivarizinho, Cercadinho, Santa Cruz, Santa Fé, César Augusto, Rio Verde, Guaraituba, Ana Rosa, Campo Pequeno, Santa Tereza, São João, Parque Embu, Quitandinha, Monte Castelo, Centro, Palmares, Prado, Fervida e Jardim Paloma.

A intenção é promover a reestruturação do curso que as águas devem ter para permitir que o escoamento aconteça sem prejuízos à população. Outras 29 obras estão programadas para serem realizadas nos próximos meses. Lembrando que a contribuição dos moradores é muito importante para evitar a obstrução das tubulações e enchentes.

Foto: Divulgação e Marcio Fausto/ PMC