Prefeitura realiza ação no Dia Estadual de Combate á Hanseníase

Conscientizar a população sobre a doença estava entre os principais objetivos da mobilização

Em alusão ao Dia Estadual do Combate á Hanseníase, profissionais de saúde ministraram palestra sobre os sintomas e tratamentos da doença.

Os pacientes e a população participaram de atividade lúdica sobre as maneiras de contágio da hanseníase.

Foram distribuídos panfletos para conscientizar a população sobre a prevenção da doença.

A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria da Saúde promoveu na última terça-feira, 24, palestras, atividades lúdicas e distribuição de panfletos, na Unidade de Saúde Moinho Velho, com o objetivo de alertar a população para o diagnóstico e tratamento da hanseníase. As ações fazem parte do Dia Estadual para Conscientização, Mobilização e Combate á Hanseníase, lembrado no dia 26 de maio.

Para o Secretário da Saúde, Darci Martins Braga que esteve presente durante o encontro, é muito importante que as pessoas tenham informações sobre a Hanseníase e, principalmente, que ela tem cura. “Dar acesso à informação é a principal maneira de prevenir essa doença. Estamos somando esforços para conscientizar a população, principalmente, em relação à cura da Hanseníase se tratada corretamente”, disse o secretário da pasta.

As agentes de saúde ministraram palestras sobre a doença, abordando assuntos relacionados aos sintomas e tratamentos. Além da distribuição de panfletos para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre os métodos de prevenção.

Após a palestra, os profissionais da Unidade de Saúde realizaram atividade lúdica com os pacientes e a população para esclarecer as dúvidas sobre as maneiras de contágio da Hanseníase.

Sobre a Hanseníase

A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A doença afeta a pele, mas pode também atingir os olhos, os nervos periféricos e outros órgãos. A transmissão acontece através de contato com o doente não tratado, é transmitida pelas gotículas que saem do nariz, saliva ou contato intimo. A hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Marcio Fausto/ PMC