Prefeitura participa da reunião da Frente de Apoio à Cadeia Produtiva da Uva

Colombo é referência na produção de uva e vinho no Paraná; Frente Parlamentar quer fortalecer a atividade

A Prefeitura de Colombo e os parlamentares da Frente de Apoio à Cadeia Produtiva da Uva estarão nesta quarta-feira (dia 1), na Estância Betânia para se reunir com produtores de uva e vinho da região.

Colombo é referência na produção de uva e vinho no Paraná contando com mais de 30 propriedades de agricultura familiar. Cerca de 99% desta produção é processada em vinho, sucos e geleias.

“Nossos agricultores processam esta uva e mais de 300 mil litros de vinho por ano são comercializados nas suas próprias vinícolas que integram o Circuito Italiano de Turismo Rural e também em diversos comércios da região”, disse a Prefeita Beti Pavin.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo, Colombo produz as variedades de uva niágara branca, niágara rosada e bordô. “A prefeitura oferece subsídio de 80% ao produtor que optar pelas mudas de parreira e com isso estamos resgatando a questão cultural e de empreendedorismo do nosso agricultor”, informou Toniolo.

Frente Parlamentar

Formada por 25 deputados, a Frente foi criada em novembro do ano passado e tem como objetivo fortalecer a atividade após realizar um diagnóstico das principais demandas de cada região produtora.

“Realizamos reuniões em Marialva, Bandeirantes, Francisco Beltrão e Rosário do Ivaí. Cada região tem demandas específicas, por isso, estamos realizando encontros em cada região produtora”, comentou o coordenador da Frente, Evandro Araújo, que é de Marialva, grande produtora de uva.

Destaques na produção de uva no Paraná

O Paraná ocupa a quarta colocação na produção nacional de uvas. São produzidas no estado principalmente variedades de uva fina, de mesa e, em menor escala, a produção de uvas rústicas. E a Uva está entre as cinco principais frutas produzidas no Paraná.

As Uvas de mesa e para transformação agroindustrial representaram  4,4% do volume da fruticultura paranaense, com os parreirais distribuídos em 4,9 mil hectares. As colheitas proporcionaram 78,8 mil toneladas de uvas na safra de 2013, segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

SERVIÇO:
DATA: 01 DE JUNHO (QUARTA-FEIRA)
HORÁRIO: 9 horas
LOCAL: ESTÂNCIA BETÂNIA

ENDEREÇO: Francisco Caetano Coradin, 42 – Roseira – Colombo.