Prefeitura investe em Programa de Revitalização de Calçadas

Serão mais de três quilômetros de calçadas revitalizadas; o projeto contempla placas de concreto novas e acesso às casas em paver

A Rua Roberto Lambach Falavinha contará, até o final do ano, com 682 metros de calçadas reformadas

Com a intenção de melhorar os passeios públicos e resgatar o hábito de andar com conforto, praticidade e segurança a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Obras e Viação iniciou o Programa de Revitalização de Calçadas no município.

“Aparentemente é uma obra simples, porém de muita importância para a cidadania e a segurança dos pedestres. E também oferece condições plenas de acessibilidade para nossa população”, afirma a Prefeita de Colombo, Beti Pavin.

As obras de revitalização nas calçadas das ruas Rua Manoel Ribas e Rua Roberto Lambach Falavinha, ambas no bairro Jardim Fátima, já estão em andamento. Durante a ação serão reformadas as calçadas, com a implantação de placas de concreto novas com acesso as casas em paver (pisos intertravados) e a construção da base.

Rua Roberto Lambach Falavinha
Serão 682 metros de calçadas reformadas, na Rua Roberto Lambach Falavinha tendo como principal objetivo garantir a organização da cidade e a segurança dos pedestres.

O projeto prevê para a rua uma ampla reforma das calçadas – com a troca das placas de concretos e construção da base – a prefeitura pretende finalizar as obras até o final do ano. A ação, que está com 20% das obras finalizadas, é uma importante ligação entre o bairro e a Estrada da Ribeira.

“Muitos caminhões estacionavam em cima das calçadas e quebraram as placas, agora estamos reformando estes espaços. A falta de passeios adequados para os pedestres nas ruas de Colombo pode ser perigosa, devido ao tráfego intenso, além de ser incômodo”, ressalta o secretário da pasta, Agnaldo Santos.

Rua Manoel Ribas
Os pedestres contarão com 512 metros de calçadas revitalizadas, incluindo placas de concreto novas e acesso às casas em paver. Além de recuperar as calçadas do município, o principal objetivo do projeto é conscientizar os cidadãos sobre a responsabilidade de conservar os passeios públicos. Já A previsão de entrega das obras está prevista para o final de 2015.

Vale Lembrar, que a Prefeitura de Colombo, por meio da secretaria de Obras e Viação, através do Programa de Pavimentação Comunitária já realizou 22.858 metros de locais destinados aos pedestres nas vias do município e a parceria com o Governo do Estado, através do Programa Paraná Cidade garantiu mais 7.846 metros de passeio.

Próximas obras para 2016
Para o próximo ano, o Programa de Revitalização de Calçadas prevê a revitalização em outros bairros. As ruas Santa Madalena, localizada no Jardim Fátima e a Rua do Pau Brasil, no Parque do Embú estão no cronograma. O projeto da Rua Santa Madalena contempla a revitalização de passeio, com remoção do passeio atual e implantação de placas novas, acessos das casas em paver (pisos intertravados). E garantirá 254 metros de calçadas revitalizadas.

A Rua do Pau Brasil – terá 760 metros de calçadas reformadas, garantindo acessibilidade aos pedestres. Também serão revitalizadas as calçadas das ruas: José Bonato Strapasson, no Centro, que contará com 900 metros de reformas. Ao total, serão mais de 3 quilômetros de calçadas revitalizadas.

Foto: João Senechal/ PMC