Prefeitura firma parceria com o Estado e nova delegacia será construída

A unidade ficará em um terreno doado pelo município; o local possui três mil metros quadrados e custa mais de um milhão

Uma nova delegacia será construída na região do Alto Maracanã por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Colombo e o Governo do Estado. A unidade será edificada em um terreno doado pelo município e contará com estrutura física quatro vezes maior do que a atual.

“Sem dúvida é uma importante conquista para os colombenses, resultado da união dos poderes que trabalham juntos, para que este projeto se concretize. Assim podemos levar mais qualidade no ambiente de trabalho dos policiais e um melhor atendimento da população”, enfatizou Beti Pavin. O terreno doado pela prefeitura possui três mil metros quadrados e custa mais de R$ 1 milhão de reais.

A futura Delegacia do Alto Maracanã ficará localizada na Avenida Colombo s/nº, e substituirá a delegacia que funciona atualmente no mesmo bairro, mas em prédio alugado.  “É importante destacar que a nova delegacia também significa uma resposta às demandas da população por melhorias nos serviços de Segurança Pública”, disse o vice-prefeito Sergio Pinheiro.

De acordo com a Polícia Civil, um dos benefícios aos cidadãos é a economia de cerca de R$ 9,9 mil mensais com aluguel para o funcionamento da atual delegacia do Alto Maracanã. O prédio é alugado desde 2014, quando o anterior foi demolido para ceder espaço ao terminal rodoviário.

O edital de licitação está aberto e as propostas concorrentes à licitação deverão ser entregues até julho deste ano.

“Estamos trabalhando intensamente para atender melhor a população, oferecendo estruturas físicas com espaços diferenciados e específicos”, disse o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares. Além disso, diz o secretário, uma nova unidade pode proporcionar ainda mais motivação aos profissionais de segurança pública.

Sobre a estrutura

O projeto arquitetônico da nova delegacia cidadã terá o padrão II de delegacia (1.290,35 m²). O valor orçado será mais de R$ 4 milhões e permitirá fornecer um melhor atendimento à população, separando pessoas em vulnerabilidade, como crianças, idosos e mulheres, do público geral.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública construirá a unidade de polícia judiciária, de acordo com edital de licitação publicado pela Paraná Edificações. A edificação será custeada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Foto: SESP/ AEN