Prefeitura entrega a 2ª etapa dos kits de alimentos aos alunos do município

Os 27 mil alunos das 90 unidades escolares entre Escolas e Cmeis receberão 327 toneladas de alimentos

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação realizou a 2ª fase da entrega da merenda escolar nesta quinta-feira, 16, para os 27 mil alunos da rede municipal de ensino. “Desde o início da pandemia entregamos alimentos diversos e já processados aos alunos em situação de vulnerabilidade social, integrantes do Programa Bolsa Família através da nossa Assistência Social, e agora chegamos nesta nova etapa com a entrega destes kits”, disse a Prefeita Beti Pavin.

Segundo a chefe do executivo municipal, seguindo o cronograma que foi norteado por um planejamento técnico e estratégico das secretarias de Educação e da Fazenda, está sendo entregue então, kits de alimentos, similares a uma cesta básica, destinada a cada aluno matriculado na rede, composta por produtos nutritivos para as crianças, balanceados conforme a condição nutricional para cada faixa etária.

“Todas as famílias dos alunos matriculados têm direito e receberão indistintamente estes alimentos que seriam utilizados nas instituições para a merenda escolar no período letivo, porém, como as crianças estão em casa, em função da suspensão das aulas e o cuidado com a saúde dos nossos pequenos é nossa prioridade, os pais e responsáveis podem retirar na escola ou no cmei em que o aluno está matriculado para cozinhar em casa”, explica a Prefeita Beti.

De acordo com a secretária de Educação, professora Aziolê Maria Cavallari Pavin, os kits são compostos por alimentos não perecíveis, incluindo frutas e legumes da agricultura familiar do município. “Realizamos este trâmite específico, onde foi possível montar kits diferenciados para serem distribuídos aos nossos alunos com quantidade e qualidade, pois a primeira fase da merenda foi entregue processada por não ser razoável fracionar os fardos que estavam em estoque”, informa.

Ao todo foram investidos R$ 1.895.806,72, deste total, 95% são recursos próprios do município e complementado com o restante de 5%, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a aquisição de 327 toneladas de alimentos e 27 mil litros de óleo de soja para uma quantidade de três meses de referência onde são contabilizados os dias úteis/dias letivos por cada estudante.

Kits de Alimentos

Os 27 mil kits de alimentos são destinados aos alunos que fazem parte dos Centros Municipais de Educação Infantil, e eles são compostos por 12 itens: 1kg de achocolatado; 2 kg de açúcar; 2 kg de arroz; 1 kg de biscoito; 3 caixas de chá de camomila; 1 kg de farinha láctea; 1 kg de feijão; 1 kg de fubá; 1 kg de leite em pó; 1 kg de macarrão; 1 litro de óleo e 1 kg de sal.

Já para os alunos das escolas municipais os kits também contemplam 12 itens: 1kg de achocolatado; 2 kg de açúcar; 2 kg de arroz; 1 kg de biscoito; 500g de chá tostado; 1 kg de flocos de milho vitaminado; 1 kg de feijão; 1 kg de fubá; 1 kg de leite em pó; 1 kg de macarrão; 1 litro de óleo e 1 kg de sal.

Compondo este kit específico de alimentos, os alunos da rede também recebem a sacola de hortifrúti composta por: alho, banana, beterraba, cenoura e tangerina, totalizando 36 mil quilos de produtos oriundos da agricultura familiar do município.

Para a mãe de dois filhos matriculados na Escola Municipal Isolina Ceccon, Patrícia Calonassi os kits são bem vindos. “É uma ajuda muito importante para nossas crianças”. Ilda Madalena Bernato, que tem seis filhos, foi buscar seus kits na Escola Municipal Durval Secchi, e disse que “os alimentos são muito importante para todas as famílias”. Mariana Dias da Paz, tem dois filhos, e contou que já estava recebendo alimentos. “Mesmo recebendo das outras assistências esta aqui foi maravilhosa”.

Rede Municipal

A rede municipal de Colombo é formada por 90 Unidades Escolares entre Centros de Educação Infantil, que atendem crianças de zero a cinco anos e Escolas com os alunos de seis a dez anos, somando 27 mil alunos. “Estes alunos, além da alimentação, têm recebido atividades pedagógicas, na forma presencial, sendo retiradas diretamente nas unidades de ensino ou na forma on-line, através do site da educação, que fazem parte do ano letivo e das tarefas que valem nota e presença, excepcionalmente neste período de combate a disseminação ao coronavírus onde todos devem se manter em suas casas”, lembra a secretária da pasta.

Foto: Marcio Fausto/PMC