Prefeitura e Pastoral da Criança se unem em prol da saúde, nutrição e educação dos pequenos e gestantes

Entre os serviços previstos no termo estão à atenção nutricional dos pequenos, estimulação a vacinação de rotina e apoio integral à gestante

A Prefeita Beti Pavin assinou um Termo de Cooperação Técnica juntamente com a Pastoral da Criança, representada pela Paróquia Santa Terezinha de Lisieux.

A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Assistência Social assinou um Termo de Cooperação Técnica, nesta quinta-feira, 21, juntamente com a Pastoral da Criança, representada pela Paróquia Santa Terezinha de Lisieux. A iniciativa tem como proposta, implantar ações básicas de saúde, nutrição e educação voltada ao desenvolvimento da primeira infância – nos bairros vulneráveis do município.

Para a Prefeita de Colombo Beti Pavin o termo de parceria consiste na união de esforços para que sejam disponibilizados diversos serviços para a população, principalmente, as crianças e gestantes favorecendo seu desenvolvimento integral e integrado. “Nós da Prefeitura Municipal ficamos felizes em participar por meio desta importante parceria promovendo projetos especiais que visem à melhoria da qualidade de vida da população de Colombo”, enfatiza a chefe do executivo.

A iniciativa prevê o apoio da Prefeitura para garantir o atendimento de saúde, prioritariamente a gestantes e crianças de zero a seis meses. Já a Pastoral da Criança, acompanhará aproximadamente 600 famílias e ou gestantes – e/ou uma média mínima de 1200 crianças de zero a seis anos -, no município de acordo com o número de líderes comunitários treinados e capacitados e comunidades com o trabalho implantado.

“Os recursos para a realização do Termo de Cooperação Técnica virão da Secretaria de Assistência Social, que trabalhará junto com a Pastoral da Criança permitindo o fortalecimento das famílias com o apoio de outras Paróquias envolvidas no projeto, melhorando significativamente a qualidade de vida das pessoas”, ressalta a Secretária da pasta, Maria da Silva Souza.

Entre os serviços que serão disponibilizados por meio do termo estão: apoio integral à gestante; Vigilância Nutricional para acompanhar as crianças nos bairros e realizar atividades de confraternização entre as famílias; Visitas domiciliares uma vez ao mês para cada família, objetivando o acompanhamento de gestantes e crianças menores de um ano; Educação alimentar para orientar as famílias colombenses sobre assuntos como a alimentação alternativa; Controle de doenças diarreicas; Estimular a vacinação de rotina e mobilizar a população a participar de campanhas de vacinação visando à prevenção de doenças; Trabalhar a prevenção de doenças respiratórias orientando as mães por meio de palestras e conversas; Além de manutenção do sistema de informações usando os indicadores para avaliação do trabalho e como de programação.

_MG_3685 _MG_3726

Foto: Marcio Fausto/PMC