Prefeitura de Colombo realiza o 1º Seminário sobre Medidas Socioeducativa

O Programa Especializado em Medidas Socioeducativas (PEMSE) debate sobre a necessidade do diálogo entre a rede de atendimento e toda a comunidade

A prefeita Beti Pavin participou do I Seminário sobre Medidas Socioeducativa

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Ação Social promoveu nos dias 29 e 30 de abril, o I Seminário sobre Medidas Socioeducativa, o encontro que reuniu cerca de 320 pessoas, no auditório da Regional Maracanã, discutiu o tema: Perspectivas e desafios da descentralização – um diálogo entre judiciário, assistência social, educação, saúde, segurança e comunidade.

Para a prefeita Beti Pavin, o intuito desta e de outras ações desenvolvidas são para garantir e valorizar os direitos da família. “Com este encontro, revela-se a importância da dignidade à família, a criança e o adolescente, gerando melhorias na qualidade de vida do cidadão”, ressalta.

O seminário discutiu a importância de avançar no diálogo em relação à situação de violência contra crianças e jovens do município, sensibilizando a sociedade e também outras esferas. “Queremos levar este debate a nível nacional, pois não queremos que a violência seja banalizada. Estamos construindo uma rede de compromisso e de cidadania”, destaca a Secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza.

A prefeita Beti Pavin destaca que esta e outras ações desenvolvidas são importantes para garantir e valorizar os direitos da família

Para a coordenadora do projeto PEMSE – Programa Especializado em Medidas Socioeducativas, Sineide Ribeiro Lurckevicz o principal objetivo foi conhecer e reunir as pessoas que compõem a rede de atendimento às crianças e adolescentes e poder dialogar sobre as medidas socioeducativas. “Reunimos convidados renomados com forte atuação na proteção e direitos humanos. Ficamos felizes, pois conseguimos atingir nossos objetivos e estamos lutando para criar mecanismos que possam minimizar os problemas no nosso município”, destaca.

O Seminário abordou temas como: Medidas socioeducativas: diálogo e compromisso de todos; Os desafios da abordagem Interdisciplinar no encaminhamento das medidas socioeducativas; Novas abordagens na solução dos conflitos juvenis; Justiça Restaurativa; Políticas Públicas e descentralização do atendimento socioeducativo; Municipalização das Medidas Socioeducativas e Plano Decenal.

O encontro foi destinado aos Atores do SGD (Sistema de Garantia de Direito), profissionais do judiciário, assistente social, psicólogo, profissionais da saúde, profissionais da segurança, educação (professores, diretores, pedagogos e demais profissionais).

O encontro reuniu cerca de 320 pessoas, no auditório da Regional Maracanã

Estavam presentes durante o evento: a prefeita de Colombo, Beti Pavin; a secretária de Ação Social, Maria da Silva Souza; Secretária da Educação: Profª. Aziole Pavin; Secretário de Saúde: Dr. Fernando Aguilera; Presidente da Câmara dos Vereadores de Colombo, Prof. Valdirlei; e a coordenadora do PEMSE, Sineide Ribeiro Lurckevicz.

O Seminário também contou com a presença da Promotora de defesa da Infância e Juventude – Adolescente em Conflito com a Lei/Curitiba: Dra. Danielle Tuoto; Chefe do Departamento da Educação de Jovens e Adultos/SUED/SEED: Profa. Me. Marcia Leonora Dudeque; Comandante do 22º BPM. Ten. Cel. Mauro Celso Monteiro; representante do Conselho Tutelar de Colombo, Sr. Jeremias Fontoura; a Assistente Social atuando no – TJ PR – Fernanda L. Camargo; representando a Rede Marista de Solidariedade – Profª Jimena; e da Justiça Restaurativa – Prof. Cezar Bueno.

E por fim, também participaram o Coordenador Do Eixo Humanístico Da Escola De Educação E Humanidades da PUC – PR, professor Carlos Renato; a Presidente do CMDCA, Ester Persike; representante do Projeto Caminhar Juntos – Gabrielle Kepka; para falar sobre a Municipalização das Medidas Socioeducativas – Dr. Murillo José Digiácomo; a representante da PEC 171 / Redução da Mioridade Penal – Fabiano Incerti; para debater sobre as Políticas Públicas e descentralização do atendimento socioeducativo – Profª Jucimere Silveira; Plano Decenal – Douglas Moreira – Rede Marista de Solidariedade – Fórum Direito da Criança e do Adolescente; Plano Decenal, Experiências da Construção no Município de Piraquara – Uilson José Gonçalves Araújo; e Diretor da Proteção Social Especial – Piraquara.

Fotos: Marcio Fausto/ PMC