Prefeitura de Colombo faz visita técnica ao Parque Histórico de Carambeí

A atividade teve como objetivo conhecer a estrutura do parque, assim como a forma de gestão e a programação cultural da cidade

Estavam presentes técnicos da prefeitura, conselheiros e empreendedores do turismo de Colombo.

O Parque Histórico de Carambeí é o segundo maior museu a céu aberto do Brasil.

O grupo realizou a visita técnica ao Parque Histórico de Carambeí.

Técnicos da prefeitura, conselheiros e empreendedores do turismo de Colombo desembarcaram na última terça-feira, 01, no Parque Histórico de Carambeí – segundo maior museu a céu aberto do Brasil.

A visita técnica, promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, teve como principal objetivo conhecer a estrutura do Parque Histórico de Carambeí, assim como a forma de gestão e a programação cultural da cidade.

“A visita proporcionou novas possibilidades de trabalho e ideais, de forma a estabelecer relação com a realidade do nosso município, em comparação aos parques municipais. No sentido de estruturar e implantar projetos de infraestrutura, culturais e de meio ambiente no município”, destacou o secretário da pasta, Antonio Ricardo Milgioransa.

Durante o dia, o grupo percorreu o parque acompanhado do representante da Prefeitura de Carambeí, Eliziel Fernandes. Logo após, os visitantes se reuniram e discutiram assuntos pertinentes com os gestores do parque. E, em seguida visitaram o Orquidário e Cactário Taman Batoe. A atividade foi encerrada na prefeitura da cidade, onde foram recebidos pelo Chefe de Gabinete.

Estavam presentes na visita técnica o vice-prefeito, Ademir Goulart; o secretário de Industria, Comércio e Turismo, Antonio Ricardo Milgioransa; secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo, os vereadores Pelé e Sidnei Campos. Além de diretores e técnicos das Secretarias de Educação, Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Agricultura. Na oportunidade, os representantes dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, assim como representante da COOACOL (Cooperativa Agrícola Familiar de Colombo) e empreendedores do segmento turístico de Colombo também marcaram presença.

Sobre o Parque Histórico de Carambeí
Localizado no município de Carambeí, o parque histórico é um projeto de caráter sociocultural que tem como objetivo preservar a memória dos pioneiros holandeses na região dos Campos Gerais. E, assim, disseminar a cultura dos imigrantes por meio de seu Patrimônio Material e Imaterial – ambos presentes em espaços que reproduzem em réplicas arquitetônicas o estilo da vida do colono no início do século XX.

Instalado em um terreno de 100 mil metros quadrados, o parque, mantido pela Associação do Parque Histórico de Carambeí, apresenta diferentes alas museais integradas e ao ar livre, que contemplam temáticas como: Bens Paisagísticos, História da Vida Privada, Sociabilidade, Cooperativismo e Agroindústria e retratam a cultura e história da Imigração holandesa e também suas relações com diferentes etnias que se estabeleceram e juntas ocuparam o território hoje constituído como o município de Carambeí.

Fotos: Departamento de Turismo/ PMC