Prefeitura de Colombo adere a campanha “Abril Verde”

Com o intuito de conscientizar a população sobre importância dos hábitos de prevenção de acidentes e doenças no trabalho, a Prefeitura de Colombo aderiu a Campanha Abril Verde. Várias ações foram desenvolvidas internamente nas repartições públicas e nas empresas privadas pelo Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador, entre elas, a divulgação e orientações sobre a necessidade da utilização dos Equipamentos de Proteção

Individual (EPIs), o uso da forma correta das máscaras neste período de pandemia e higienização das mãos.
Segundo a Coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Thainá Naoane nos dias 26, 27 e 28 de abril, o prédio da Câmara Municipal de Colombo recebeu iluminação na cor verde. “Uma parceria entre a Prefeitura e o Poder Legislativo para simbolizar a Campanha”.

Acidentes de Trabalho em Colombo

De acordo com Thainá, em 2020, foram registrados 38 acidentes graves, 02 óbitos e 83 agravos relacionados à saúde do trabalhador ocorridos no município. “Além das perdas de vidas, esses acidentes e doenças resultam também em afastamentos e diminuição da capacidade produtiva. Devido a isso, estamos atuando diariamente com a análise dos ambientes e processos de trabalho, realizando orientações às empresas, indústrias e comércios com o intuito de diminuir, eliminar e prevenir riscos, intervindo nos problemas relacionados a saúde dos trabalhadores envolvidos nas atividades de produção e circulação de produtos, serviços e do meio ambiente, visando a promoção, proteção e segurança dos mesmos”, disse.

Pandemia

Diante do cenário pandêmico e os altos números de casos de COVID-19 é necessário um esforço conjunto da gestão e sociedade civil na aplicação de medidas de prevenção e contenção de riscos para evitar maiores danos e agravos à saúde pública. “É importante lembrar, que a pandemia repercutiu diretamente no ambiente de trabalho, causando mudanças expressivas e tornando indispensável seguir medidas de vigilância à saúde nas empresas para reduzir as chances de surtos de Covid-19”, falou Thainá.

Pensando em intensificar a campanha e reforçar sobre a importância do uso de máscaras como forma de prevenção, a Prefeitura de Colombo, por meio do Departamento de Vigilância e Promoção à Saúde, lançou em abril um tema para ser utilizado nas redes sociais pelos servidores municipais e população em geral com a frase “USE MÁSCARA, SALVE VIDAS”.