Prefeitura comemora Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

Durante o evento, o prefeito Helder Lazarotto entregou aos profissionais 180 tablets para proporcionar mais agilidade na coleta de informações durante as visitas domiciliares

Em comemoração ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS), a Prefeitura de Colombo promoveunesta quinta-feira (07), atividades em homenagem aos profissionais que atuam no município. O evento foi realizado no auditório do CEU das Artes.

Na oportunidade, o prefeito Helder Lazarotto e a Secretária de Saúde, Marilda Zanoni, entregaram 180 tablets para os agentes comunitários. A nova ferramenta irá otimizar o tempo de trabalho e proporcionará integração direta das informações com o Ministério da Saúde.

“Primeiramente quero parabenizar cada um de nossos agentes comunitários pelo excelente trabalho que desempenham diariamente, contribuindo para que a Saúde do nosso município avance.Seguiremos investindo para garantir as melhorias necessárias em todas as áreas e valorização dos nossos servidores, pois uma cidade só se desenvolve, graças a dedicação de vocês”, completou o prefeito.

A secretária de Saúde, Marilda Zanoni, destacouas ações realizadas pelos profissionaisno atendimento primário às famílias, já que o trabalho é realizado diretamente nos bairros, com a visita domiciliar no perímetro urbano e na área rural.“Nosso agradecimento e reconhecimento pelo esforço de cada um na construção de uma saúde preventiva e de qualidade, já que conhecem as necessidades dos moradores da cidade”, destacou.

Marilda enfatizou também a importância da aquisição dos novos tablets para execução dos trabalhos. “Agora, com essas novas ferramentas de trabalho, nossos agentes não precisarão mais carregar inúmeras folhas, preenchê-las e depois computá-las no sistema. Mais um grande avanço da Administração Municipal para o fortalecimento da Atenção Básica”, finalizou.

Trabalho dos Agentes

O município de Colombo conta com 224 Agentes Comunitários de Saúde.Uma das principais funções destes profissionais é cadastrar a população, para manter os dados atualizados no sistema de informação da Atenção Básica e com isso, fazer uma análise da situação de saúde dos usuários.

Também é função destes profissionais registrar durante as visitas domiciliares, para fins de planejamento, acompanhamento e formulação de ações, os dados de nascimentos, óbitos e doenças, garantido o sigilo ético.

Fotos: Daiana Nodari/PMC