Prefeitura apresenta Plano Municipal de Saneamento, no dia 22

O trabalho visa apresentar o diagnóstico de saneamento básico do município e definir o planejamento para o setor

Prefeitura apresenta Plano Municipal de Saneamento, no dia 22Será realizada no dia 22 de janeiro, às 14h, no Auditório da Regional Maracanã, a apresentação e discussão do Plano Municipal de Saneamento Básico, de Colombo.

Entre as diretrizes do Plano Municipal de Saneamento Básico, está à definição de critérios para programar políticas públicas municipais na área de saneamento, promovendo a universalização do atendimento. “O programa compreende todas as atividades que propiciem à população de Colombo o acesso aos serviços básicos de que necessita, aumentando a eficácia das ações e resultados”, destaca a Prefeita de Colombo, Beti Pavin.

Com este trabalho, também serão implantados instrumentos norteadores de planejamento, em relação a ações que envolvam – a ampliação dos serviços e a racionalização dos sistemas existentes. “Dessa maneira, vamos obter mais benefícios e menor custo, sempre aliando o desafio de oferecer serviço público de saneamento compatível e de qualidade”, explica o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Cezar Bittencourt Junior.

Objetivo do PMSB

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) visa apresentar o diagnóstico de saneamento básico do município e definir o planejamento para o setor.

Durante o planejamento serão formuladas as linhas de ações estruturais e operacionais referentes ao Saneamento Ambiental, principalmente em relação ao abastecimento de água: quantidade e qualidade, a coleta, tratamento e disposição final adequada dos resíduos sólidos, líquidos e gasosos, bem como a drenagem das águas pluviais.

O trabalho foi elaborado a partir de um levantamento de campo realizado pela Prefeitura de Colombo, com o apoio da equipe técnica da Sanepar (Companhia Paranaense de Saneamento) e com a elaboração da empresa de consultoria AMPLA – Consultoria e Planejamento Ltda

“Os estudos foram realizados em áreas urbanas e em duas pequenas localidades do município, selecionadas pela prefeitura, entre elas: os bairros rurais Itajacuru e Bacaetava”, conta Bittencourt.

O PMSB possui a definição dos objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para a universalização do acesso da população aos serviços de saneamento, bem como os programas, projetos e ações necessárias para serem atingidas, de acordo com termos da Lei 11.445/2007 – Lei do Saneamento.

Em atendimento ao artigo 24, 1º do Decreto Federal nº 7.217/2010, o plano encontra-se à disposição dos interessados na Rede Mundial de Computadores, no endereço eletrônico (site da Prefeitura).

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO MUNICÍPIO DE COLOMBO / PR.pdf

Foto: Marcio Fausto/PMC