Prefeitura apresenta Plano de Manejo da Gruta do Bacaetava à comissão do Karst

A principal função da Câmara Técnica do Karst é analisar os projetos que interferem nos mananciais de abastecimento

Durante o encontro foi possível mostrar os principais problemas que atingem o parque em relação aos recursos hídricos.

Os membros da Câmara do Karst se prontificaram em colaborar com o que fosse necessário para o bom andamento dos trabalhos.

A Câmara Técnica do Karst analisa  projetos que venham interferir nos mananciais de abastecimento inseridos na área do Karst.

A Câmara Técnica do Karst analisa projetos que venham interferir nos mananciais de abastecimento inseridos na área do Karst.

Os técnicos da Prefeitura de Colombo e da empresa responsável pela elaboração da revisão do Plano de Manejo do Parque Municipal Gruta do Bacaetava apresentaram, na última semana, a proposta do plano à comissão da Câmara Técnica do Karst, na Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba). O documento final do Plano de Manejo – versão 2015/2016 – tem previsão de entrega para o dia 14 de maio deste ano.

Durante o encontro foi possível mostrar os principais problemas que atingem o parque em relação aos recursos hídricos, que está diretamente ligado à mudança do leito do Rio Bacaetava, dentro da Gruta. Assim como, a discussão sobre o zoneamento do Parque e da região em entorno, que engloba os municípios de Rio Branco do Sul e Almirante Tamandaré.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato os membros da Câmara do Karst se prontificaram em colaborar com o que fosse necessário para o bom andamento dos trabalhos. “Tendo em vista, que o parque se localiza muito próximo às divisas de Colombo, Rio Branco do Sul e Almirante Tamandaré. Além disso, os três municípios englobam a bacia hidrográfica do Rio Bacaetava”, destacou Busato.

Vale lembrar que a Câmara Técnica do Karst tem a função de fazer a análise técnica de projetos que venham interferir nos mananciais de abastecimento inseridos na área do Karst.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa que também faz a gestão do Parque Municipal Gruta do Bacaetava, ressaltou a importância da conservação do parque para o município, além do desenvolvimento de educação ambiental e turismo em Colombo.

“Essa aproximação entre a Câmara Técnica do Karst e a empresa executora da revisão é importante, pois uma parte do plano é a proposição de zona de amortecimento e restrição de uso que pode envolver os municípios vizinhos”, destacou Milgioransa.

Foto: João Senechal/PMC