Prefeitura adere ao Pacto Global da ONU

Objetivo é fornecer diretrizes a comunidade empresarial para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania

Pacto Global visa estimular a adesão ao compromisso social e sustentável na gestão das empresas

A prefeita Beti Pavin, durante a assinatura de adesão do município ao Pacto Global da ONU

A prefeita Beti Pavin, acompanhada do secretário de Planejamento, Cezar Antônio Bittencourt Junior, assinou na última semana o termo de adesão ao Pacto Global da ONU, que visa estimular e promover as práticas de governança.

“Este não é apenas mais um título para o município, mas uma oportunidade de mostrar o que temos feito em prol da qualidade de vida e sustentabilidade, além de criar um ambiente de oportunidades de negócio”, destacou a prefeita Beti Pavin.

O Pacto Global é uma iniciativa proposta pela ONU, criada há aproximadamente 15 anos, que chama à responsabilidade as instituições públicas e privadas para o futuro do planeta. O pacto é composto por dez princípios, fundamentados em quatro áreas: direitos humanos, direitos trabalhistas, proteção animal e combate a corrupção.

Durante a assinatura do termo, o secretário de Planejamento, frisou a importância da participação das empresas, sejam elas públicas ou privadas. “No contexto atual que vivemos, aquelas empresas que tem compromisso social em sua gestão se destacam das demais. Ignorar este fato pode ser prejudicial a qualquer organização”.

Ainda de acordo com o secretário a adesão ao Pacto por parte das empresas pode ser feito de forma simples. “Queremos mobilizar os empreendimentos municipais para disseminar os princípios do Pacto Global. O mais interessante é que isto pode acontecer de forma simples e fácil compreensão, sem necessariamente incorrer em custos”, afirma.

Após a assinatura o primeiro passo é mapear todas as ações e projetos já existentes para aperfeiçoar os processos. Neste momento, um dos resultados esperados é o desenvolvimento de indicadores que mostrem o desenvolvimento do município.

Foto: Marcio Fausto/ PMC