Prefeito reúne secretários e vereadores para anunciar novas ações contra a Covid-19

Capacidade de atendimento no  Pronto Socorro 24 horas do Alto Maracanã será ampliada. Novos profissionais da saúde serão contratados, além da aquisição de novos equipamentos e insumos.

Por conta do agravamento da pandemia nos últimos dias, o prefeito Helder Lazarotto determinou a criação de um comitê para o enfrentamento da emergência na saúde em decorrência da Covid-19. Colombo é o segundo município com mais casos da doença na região, atrás apenas de Curitiba e medidas urgentes foram anunciadas em reunião on-line com secretários e vereadores na tarde desta quinta-feira (04).

O prefeito explicou sobre a falta de vagas em leitos e as providências que estão sendo tomadas pela prefeitura. “Sem vaga nos hospitais, os pacientes permanecem mais tempo em nossas Unidades de Saúde, com isso há superlotação e consequentemente novos pacientes ficam sem atendimento médico. Apesar de ser uma atribuição do Estado, e o Paraná é referência no combate a Covid-19, faremos tudo que estiver a nosso alcance para salvar vidas. Por isso, hoje mesmo estamos ampliando a nossa capacidade de atendimento no Pronto Socorro 24 horas do Alto Maracanã. Também vamos contratar novos profissionais da saúde, além da aquisição de novos equipamentos e insumos”.

Vacina

Esta semana recebemos a resposta de que nosso termo de compra das vacinas do Instituto Butantan e da Fundação Fiocruz foram aceitos, porém, não há vacinas disponíveis para venda. O município pretende investir quase R$ 2 milhões na compra dos imunizantes. “Trata-se de um problema mundial, mas acredito que em breve vamos comprar nossas vacinas. Já fomos informados que 100 milhões de doses da Pfizer estão chegando ao país através do Ministério da Saúde, além da possibilidade do desembarque de novas opções de vacina. Por tudo isso, confiamos em dias melhores”, explicou o prefeito Helder.

Responsabilidade com a vida

A prefeitura está fazendo um sacrifício financeiro, haja vista que essa responsabilidade é do Estado e esses gastos não estavam no orçamento para 2021. “Nossa prioridade é a vida e sei que vencida esta etapa, receberemos o apoio do governo do Paraná. É um momento difícil do ponto de vista sanitário, mas vamos vencer a pandemia. Inclusive determinei a publicação de um novo decreto para aliviar os contribuintes com a prorrogação da cobrança de tributos municipais neste momento de crise financeira”, finalizou o prefeito.

Comitê de emergência

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Rosalba Schülli dos Anjos, a situação não é grave, é gravíssima. “Nesse primeiro momento estamos tratando emergencialmente da ampliação do nosso pronto atendimento. No segundo momento vamos contratar mais profissionais para as unidades básicas de saúde”.

O momento crítico que a saúde do município enfrenta exige decisões ágeis. De acordo com o secretário Municipal de Administração, Ademir Albert Chaves Garcia, o processo precisa ser rápido e dentro da legalidade. “Com muita transparência, o prefeito Helder Lazarotto nos pediu todo empenho para salvar vidas”, disse o secretário.

Sob a portaria 241/2021, o comitê municipal para o enfrentamento da emergência da saúde pública em decorrência da infecção humana pela Covid-19 é composto por representantes da Procuradoria do Município, das secretarias de Administração, Saúde, Assistência Social, além do gabinete do prefeito. O grupo se reunirá periodicamente para demandar soluções ágeis no enfrentamento à pandemia em Colombo.