Prefeito Helder encaminha à Câmara projeto de lei proibindo fogos de artifício com estampidos

Nesta terça-feira (23), no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente mobilizou autoridades, representantes de entidades e protetores dos animais para lançar o Projeto de Lei que proíbe os fogos de artifício com estampido.

O PL vinha sendo trabalhado internamente desde janeiro pelos servidores da Secretaria foi assinado pelo prefeito Helder Lazarotto e tem como objetivo preservar animais, autistas, idosos e pacientes acamados dos desconfortos provocados por estampidos e a poluição sonora dos fogos de artifícios.

Na oportunidade o secretário Municipal do Meio Ambiente, José Vicente de Lima, fez questão de destacar que as lideranças que hoje formam os quadros da administração municipal sempre tiveram compromissos com a causa dos autistas e da proteção animal. Ele falou sobre a necessidade de educar para o cuidado com animais, lembrando que nem sempre as famílias tinham essa preocupação. “Hoje tenho a oportunidade de junto com vocês, trabalhar na defesa dos animais e os cuidados com nossos autistas. Estamos elaborando uma agenda de trabalho para o ano inteiro e estamos chamando as protetoras para nos ajudar nos projetos. Temos muito a fazer, não só a castração que vai começar em breve. Inclusive, neste projeto de Lei, que ainda será discutido na Câmara Municipal”, contou o Secretário.

Durante o pronunciamento, o Prefeito fez questão de destacar os esforços da equipe que elaborou o PL e ressaltou também a preocupação dos vereadores que estavam debatendo o assunto e que retiraram suas proposições para fazer tramitar o projeto do Executivo. “Quero agradecer aos vereadores pela preocupação com este tema, e dizer às protetoras dos animais, que este não é um projeto fechado. Ele está aberto às contribuições que tanto os vereadores e as representantes das entidades, inclusive dos autistas, podem trazer”, disse o prefeito, revelando ainda que nos próximos dias, novos e importantes projetos serão encaminhados para a Câmara com iniciativas da prefeitura que beneficiarão ainda mais a população colombense.

Nos vários pronunciamentos, destaques para a importância do encaminhamento do Projeto de lei. O presidente da Câmara Vagner da Viação destacou a celeridade com que os projetos estão sendo elaborados pela equipe do Prefeito e encaminhados à câmara e que isso mostra o importante momento de conquistas e avanços que a cidade de Colombo está vivendo.  A Presidente da Associação dos Pais de Autistas de Colombo Elizangela Mendes Peschisky Machado agradeceu a demonstração de respeito pela causa do autista que neste caso, tem o aspecto da hipersensibilidade auditiva contemplada. E comentou que o prefeito já sinalizou para novos projetos em benefício dos autistas. Falando em nome dos protetores dos Adriane Cristine Elóy destacou a emoção de ver um projeto de Lei com este teor sendo encaminhado. Agradeceu dizendo que espera que este seja o primeiro de muitos.

O projeto, que foi encaminhado à Câmara nesta manhã, segue os trâmites da casa, e deverá entrar em votação nas próximas semanas.