Prefeito Helder assina novo decreto para o combate a Covid-19

O documento esclarece medidas restritivas, flexibiliza algumas atividades e reforça aspectos de cuidados no enfrentamento da Pandemia

Seguindo a resolução 98 de três de fevereiro de 2021 da Secretaria de Estado da Saúde e as orientações da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê Municipal para o enfrentamento do Covid-19, a Prefeitura de Colombo publica nesta sexta-feira (12) o novo decreto 022/2021, que traz novos posicionamento em relação às medidas restritivas aplicadas no município no combate a pandemia.

O novo decreto referenda medidas adotadas anteriormente, normatiza e flexibiliza alguns itens referentes a horários, percentuais de ocupação em estabelecimentos e meios de transportes de alunos. No caso dos estabelecimentos, bares e pubs, a partir desta sexta-feira passam a ter como horários de funcionamento entre as 8h e as 22h, sendo que, das 22h às 23h, as atividades deverão ser totalmente finalizadas sem a presença de clientes e colaboradores, em todos os dias da semana. Os demais estabelecimentos comerciais que têm autorização de funcionamento entre as 6h e 23h, seguirão as mesmas regras para o encerramento do expediente.

Já os serviços de call center e telemarketing, devem cumprir restrição de horário de atendimento a partir das 21h e redução de 50% na capacidade de operação. Exceção se faz apenas para aqueles vinculados aos serviços de saúde ou executados em home office. Os veículos utilizados no transporte escolar passam a circular com lotação máxima limitada a 50% da sua capacidade em qualquer período.

No caso das atividades religiosas de qualquer natureza, os espaços passarão a ter ocupação máxima de 50%, garantindo afastamento mínimo entre as pessoas e as demais orientações normas de prevenção. Para as pessoas maiores de 60 anos, ou que pertençam ao grupo de risco, que acompanhem as celebrações por meios de comunicação (rádio, televisão, internet ou outros meios). Também os espaços destinados à recreação de crianças e à educação religiosa infantil, podem ser abertos, desde que respeitando a resolução da Secretaria de Estado da Saúde nº 98 de três de fevereiro de 2021.

O decreto que foi datado em 10 de fevereiro de 2021, será postado nesta sexta feira e passa a ter efeito imediato.