Prefeita participa de encontro de Gestores em Fazenda Rio Grande

Iniciativa visa integrar e debater sobre os desafios para o desenvolvimento dos municípios metropolitanos

Beti Pavin e os prefeitos da região buscam alternativas e debatem para melhorar a gestão

Encontro de Gestores Municipais aconteceu em Fazenda Rio Grande

A Prefeita Beti Pavin participou nesta quinta-feira, 14, em Fazenda Rio Grande, no Teatro Municipal, de um debate sobre as gestões municipais, seus desafios e também alternativas para o desenvolvimento.

O Encontro de Gestores Municipais do Paraná reuniu, além da prefeita de Colombo, mais de 15 prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), como também aproximadamente 200 pessoas que integram a administração destes municípios.

Presente durante todo o evento, Beti Pavin elogiou a iniciativa. “O prefeito está de parabéns, é uma atividade que incentiva, ajuda na busca de alternativas para que juntos possamos também ampliar nossas arrecadações e melhorar ainda mais nossas gestões”, afirmou.

O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, presidente da Assomec, considerou a iniciativa muito boa, fundamental para a integração dos municípios da região. “O encontro atendeu a expectativa, tivemos uma participação maciça de prefeitos, prefeituras, entidades e palestrantes que apontaram alternativas para que possamos obter recursos e que cada administração possa ter um melhor desempenho em suas gestões”, comentou.

Palestras

Os maiores desafios dos gestores, segundo o advogado e jurista, Leonardo Militão, estão no maior entendimento de novas regras e o tempo limitado para atender às demandas. “Os prefeitos que administraram há mais de dez anos não tinham, apesar de já existirem, os controles tanto dos tribunais de contas quanto das mídias sociais, que exigem respostas rápidas, além disso, há mudanças nas regras e leis que precisam ser muito bem acompanhadas”, comentou.

No evento também palestraram o consultor e ex-prefeito de Barracão, Joarez Lima Henrichs e Eduardo Stranz, da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que abordaram temas como arrecadações, convênios e projetos. O superintendente do IBGE no Paraná, Sinval Dias, alertou sobre a necessidade dos municípios preverem em suas LDO’s de 2018, orçamento visando ao censo a ser realizado pela Instituto em 2020. O diretor – presidente da Comec, Omar Akel, também falou sobre aspectos de integração metropolitana.