Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Pessoas no pós Covid são chamados à doação de Plasma Sanguíneo

O Hemepar chama doadores a contribuir na produção de Plasma Hiperimune a ser repassado aos hospitais que atendem pacientes Covid19

Passar pela recuperação da Covid-19 pode ser ainda mais compensador. A possibilidade de ajudar outros pacientes de uma forma bastante simples, doando plasma é uma perspectiva real. Um dos componentes sanguíneos, justamente a parte líquida do sangue, o plasma de pacientes que tiveram a doença pode concentrar uma grande quantidade de anticorpos que agem no combate à infecção. É o chamado plasma hiperimune ou plasma convalescente.

Desde o ano passado, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná – Hemepar vem promovendo a coleta e a produção de plasma hiperimune para repassar a hospitais que usam a terapia como alternativa no tratamento dos pacientes internados. Mais de mil bolsas foram produzidas no período, mas para atender à demanda, que é diária, é necessário que mais pessoas façam a doação ao Hemepar. Para isso, o paciente recuperado precisa esperar até 45 dias do diagnóstico do RT-PCR ou 30 dias após o fim dos sintomas. Também é necessário agendar a coleta no Hemepar.

A coleta de sangue pode ser feita em qualquer unidade da Hemorede no Paraná. Já a coleta somente do plasma, nas doações por aférese, é feita apenas em Curitiba, assim como a produção do material que é destinado aos hospitais. O Hemepar oferece mais informações sobre esta campanha e outras formas de doações através do fone 0800-645-4555.