Pessoas em situação de rua são atendidas com dignidade em Colombo

Hoje, 19 de agosto, comemora-se o Dia Nacional de Luta da População de Rua. Em Colombo, a Prefeitura Municipal realiza uma série de ações para atender esse público, como os serviços disponibilizados no Centro POP.

Localizado no bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima, a Unidade possui estrutura e equipamentos para atender pessoas em situação de rua. Oferecem refeições diárias, local para higiene pessoal, pernoite, abrigo e ainda conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais e psicólogos.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto, no primeiro semestre de 2021, mais de 115 pessoas foram cadastradas e receberam os serviços. “Nosso maior objetivo é acolher essas pessoas, dar apoio e proporcionar o atendimento que elas necessitam no momento. Nossa equipe está nas ruas diariamente para realizar as abordagens, atendendo a demanda de busca ativa, busca espontânea ou por solicitação da comunidade”.

Segundo a coordenadora do Centro POP, Izabela Strapasson, o atendimento é realizado 24 horas, todos os dias da semana. “É importante salientar que as pessoas não decidem de uma hora para outra, viver na rua. Todos têm algum motivo de estarem ali, seja por algum tipo de conflito familiar, dependência química, alcoolismo e infelizmente muitas vezes são ignorados”.

Izabela destaca ainda que, “se alguém se deparar com uma pessoa em situação de rua, dormindo em via pública, marquises, praças, pedimos que entrem em contato conosco para que possamos nos dirigir até o local e prestar o atendimento necessário”, completou.

Plantão
O Centro POP fica localizado na Rua São Pedro, 840 – Jardim Nossa Senhora de Fátima. O telefone de plantão é 3605-3371 ou 98712-9021.