Parque Municipal Gruta do Bacaetava terá Plano de Manejo

Durante a Oficina de Planejamento Participativa foi discutida a elaboração do Plano de Manejo do parque

A Oficina faz parte do cronograma de atividades do Plano de Manejo do parque.

A Prefeitura de Colombo, por meio do Departamento de Turismo promoveu na manhã desta terça-feira, 8, a Oficina de Planejamento Participativa (OPP) para elaboração do Plano de Manejo (PM) do Parque Municipal Gruta do Bacaetava. O PM é o documento que orienta as ações de zoneamento e uso. A ação aconteceu no Centro de Visitantes do Parque.

Entre os principais objetivos do encontro estavam: nivelar o conhecimento sobre o Parque Municipal Gruta do Bacaetava, o que é um Plano de Manejo e como é o seu processo de elaboração; receber informações sobre a percepção dos distintos atores e seus anseios em relação à unidade de conservação; e construir coletivamente a Matriz de Planejamento.

Vale lembrar, que o Parque Municipal Gruta do Bacaetava está em processo de revisão do Plano de Manejo, sendo o principal documento norteador da gestão da Unidade de Conservação.

“A construção deste documento é uma prerrogativa legal, que deve proporcionar o envolvimento dos diversos fatores sociais relacionados à unidade”, destacou o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa.

A Oficina faz parte do cronograma de atividades do Plano de Manejo do parque, que está em construção, e contou com a presença de diferentes entidades de Colombo e região. Entre elas, a participação de lideranças da comunidade, pesquisadores e profissionais de área afins.
“Este encontro irá garantir que este documento seja construído em consonância com a realidade da região, de maneira integrada e participativa, contribuindo para a conservação do parque e de seu entorno”, destaca Milgioransa.

O Parque Municipal Gruta do Bacaetava completa 16 anos em maio deste ano. Os trabalhos desenvolvidos para o Plano de Manejo representam uma importante ferramenta de consolidação do parque.

Sobre o Plano de Manejo
Os Planos de Manejo são uma exigência da lei federal que trata do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (lei 9985/2000). Baseado nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, o Plano de Manejo é o documento no qual se estabelecem o zoneamento e as normas que devem orientar o uso da área e o manejo dos recursos naturais, incluindo a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da Unidade.

Fotos: João Senechal/PMC