Otimização dos espaços educativos é tema de palestra

A iniciativa faz parte de projeto desenvolvido no município que busca ressignificação do ambiente escolar

Professores da rede municipal de ensino participam de palestra que incentiva a reestruturação de espaços educativos

Encontro faz parte do projeto "Territoriar", desenvolvido pela Rede Marista com apoio da Prefeitura de Colombo

Encontro faz parte do projeto “Territoriar”, desenvolvido pela Rede Marista com apoio da Prefeitura de Colombo

Buscar iniciativas que promovam a educação e o aprendizado faz parte do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Colombo. E, foi isso o que aconteceu na última terça-feira, (08), na Regional Maracanã, quando professores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e das Escolas Municipais se reuniram para participar de uma palestra sobre otimização dos espaços educativos.

A palestra ministrada pela psicóloga Adriana klisys vem de encontro ao Projeto “Territoriar”, desenvolvido pela Rede Marista com o apoio da prefeitura por meio da Secretaria de Educação, que busca a resignação dos espaços educativos e o incentivo ao brincar. “O que as crianças sabem fazer de melhor é brincar, portanto é preciso que os professores se apropriem e saibam oferecer vidas aos espaços que as escolas possuem. Para que assim, a brincadeira seja associada ao aprendizado”, explica a coordenadora pedagógica da secretaria de Educação, Marcia Ribeiro.

Ao todo, 100 professores participaram da palestra. “O projeto é desenvolvido apenas nas escolas municipais, mas achamos importante repassar as questão abordadas aos professores e educadores de toda a rede municipal de ensino”, afirma Marcia.

Desenvolvido desde 2015, o Projeto “Territoriar” traz a proposta de aproveitar os espaços das escolas e reestruturá-los para que as crianças possam utilizá-los da melhor maneira possível. Em Colombo, três escolas municipais participam do projeto: Barão de Mauá, Carlos Fontoura Falavinha e João Batista Stocco. Nessas escolas, espaços como: parque infantil, biblioteca e espaço cultural foram escolhidos para passar por reestruturação.

Sobre o “Territoriar”
Por meio da ressignificação de espaços pedagógicos, o Projeto Territoriar tem como objetivo – promover a melhoria da qualidade da educação e permanência dos educandos, do Ensino Fundamental I. O plano metodológico estabelece a escuta e a participação de toda a comunidade escolar como premissa de seu desenvolvimento, incluído crianças, familiares, educadores e gestores.

Fotos: Marcio Fausto/PMC