Orquestra Sinfônica encanta alunos da rede pública

Aos olhares atentos, alunos das escolas municipais acompanharam cada gesto e movimento, da apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná – que traz a Colombo o Projeto Palcos do Paraná.

“As melodias ganham vida e aproxima os pequenos e a população da música clássica”, ressalta o secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Paulo Cesar Cardoso. Estudantes da rede municipal de ensino assistiram, na manhã desta terça-feira (07) e quarta-feira (08), o concerto realizado na Igreja Santa Terezinha de Lisieux.

Para João Victor, de 9 anos, estudante da 4ª série, da Escola Municipal Jardim das Graças a apresentação fez aparecer um interessasse em aprender novos instrumentos. “Eu achei muito legal, é bom pra nossa cultura e espero que essas apresentações continuem e venham sempre para a nossa cidade. Conheci novos instrumentos e também a vontade em aprender a tocá-los. Já tentei com o violão e, hoje, gostei do violino”, disse.

O terceiro e último concerto da Orquestra Sinfônica acontece, no município gratuitamente, nesta quinta-feira (09), às 20h.  Estão previstas, durante os 50 minutos de apresentação, sete execuções, aberta para todas as idades e públicos.

Através de histórias pensadas, direcionadas e de tranquilo entendimento a orquestra apresenta os diferentes instrumentos musicais, suas funções e sons típicos. Dentro dessa logística harmoniza os inúmeros elementos presentes em suas apresentações, sempre deixando um aprendizado para quem assiste.

Sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi, o narrador Thadeu Peronne fez uma breve contação de história, como por exemplo, a de Pedro e o Lobo – um conto musical para as crianças. Já o barítono Douglas Hahn apresentou as canções clássicas Carmem: ária do Toreador e O barbeiro de Sevilha: ária Largo al factótum.

Com concertos didáticos, mesclando clássicos da ópera com obras já conhecidas, a ação busca despertar o interesse do público pela música erudita. “Buscamos com essa parceria disponibilizar ações diferentes e de fácil aproximação para todos. Muitas pessoas não têm acesso a esse tipo de apresentação e música, poder proporcionar esses momentos é extremamente realizador”, ressalta Cardoso.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e Teatro Guaíra, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude.

Serviço:

Orquestra Sinfônica do Paraná

Data: 09/05 (quinta-feira)

Horário: às 20h

Local: Igreja Santa Terezinha de Lisieux – Av. Marginal Direita, 958 – Santa Terezinha.

facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto e Ilson L. de Jesus/ PMC