Oficinas Locais de Saúde são realizadas em Colombo

A população colombense poderá participar do evento e discutir sobre os principais objetivos do Plano de Saúde Municipal

A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde visando à construção do Plano Municipal de Saúde 2018 – 2021 (PMS) – realizará no dia 20 de maio, as Oficinas Locais de Saúde, nas 24 Unidades Básicas de Saúde, como forma de planejamento estratégico participativo.

As oficinas terão como tema a “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do cidadão”. Esta ação tem como objetivo seguir os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), em que a participação comunitária é fundamental no planejamento da saúde.

Já o Plano Municipal de Saúde é o instrumento central para definição e implementação de todas as iniciativas no âmbito da saúde municipal para o período de quatro anos, no qual sua elaboração se apresenta em várias etapas, como por exemplo, o levantamento das necessidades de saúde da população através das atividades nas Unidades de Saúde.

“As oficinas locais são mais flexíveis para a participação social, levando em conta sua dimensão política, econômica, social, cultural e emocional que contribuem na concepção do processo saúde-doença-cuidado. Então, é importante a participação de todos pelo fato trazer situações próximas do cotidiano do cidadão e da dinâmica dos serviços de saúde”, destacou o Secretário da pasta, Darci Martins Braga.

Serviço:

Local: Em todas as 24 Unidades de Saúde de Colombo