Oficina de Contação de Histórias incentiva a leitura entre os jovens

Mais de 50 alunos participaram da ação que envolveu diferentes atividades e temas, entre eles a roda de leitura

O ato de contar histórias está presente na humanidade desde os mais antigos registros e, a valorização e incentivo dessa prática para as diferentes idades é de suma importância para a fomentação da leitura. Pensando nisso, a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude em parceria com o Projeto Agentes de Leitura 2018 promoveu nos dias 20, 21, 22, 23 de novembro uma Oficina de Contação de Histórias.

Mais de 50 alunos divididos entre os turnos da manhã e da noite se reuniram na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa para a Oficina, que envolveu diferentes atividades e temas, entre eles: O que é ser mediador de leitura, como a leitura interfere na nossa vida, a história da literatura infantil no Brasil e mundo, tipos de contação, além de rodas de leituras e diversas dinâmicas.

“A oficina desenvolve o hábito da leitura e consequentemente aqueles que a realizam aprendem a se comunicar melhor e escrever com mais qualidade . Além de que a leitura traz um grande bem estar para a mente. Ficamos felizes com o envolvimento de tantos jovens no projeto”, ressaltou o Secretário da pasta, Paulo César Cardoso.

Os professores e agentes de leitura Silvia Macaus e Alexander Brasil foram os responsáveis pela ministração da oficina destacaram a importância de projetos como esses de incentivo a leitura. Para Alex, existe uma grande valorização do dialogo e da conversa nas aulas, o que faz o projeto agregar ainda mais aos alunos. Já para Silvia existe uma troca de experiências e ensinamentos “A leitura e a contação de historias são aprendizagens de mão dupla. Nós passamos o que temos e também recebemos de volta”, explicou.

O Projeto Agentes da Leitura acontece com diferentes atividades até o dia 14 de dezembro em que contará com uma programação especial para o encerramento das atividades desse ano. Entre as atividades previstas está um espetáculo com a artista Bia Bedran no Museu Oscar Niemeyer e uma contação de histórias aberta ao público com a presença do Papai Noel.

Foto: Matheus Brunoro/ PMC