Odontomóvel leva cuidados odontológicos para crianças e adolescentes da zona rural de Colombo

Projeto conjunto das secretarias da Saúde e da Educação promove atendimento especializado e de orientações sobre saúde bucal

Tratamentos odontológicos são realizados no Odontomóvel na área rural do município

Durante a semana, no horário escolar, crianças e adolescentes da Escola Municipal João José Gasparin, localizado no núcleo escolar do bairro Poço Negro, recebem atendimento odontológico em um veículo da Prefeitura. Trata-se do Odontomóvel, um trailer devidamente equipado com aparelhos de última geração, que atende estudantes das escolas municipais das regiões mais afastadas do centro, onde não há consultórios especializados.

O projeto oferece diferentes atendimentos para beneficiar os pequenos, como conta o responsável pelo Odontomóvel, o dentista Edison Luiz do Nascimento. “Atendemos as crianças e adolescentes oferecendo o bochecho com flúor, cerca de 1300 são realizados por mês, que servem de barreira para as cáries e fazemos o atendimento básico, com restauração, prevenção de doenças e até extrações, se muito necessário”, explica.

Alunos fazem bochecho semanalmente para proteção dos dentes

Desde o começo do ano mais de 14 turmas da área rural do Poço Negro foram atendidas e também receberam kits de saúde bucal, compostos por escova de dente, creme dental e fio dental. O dentista, que conta com o apoio da auxiliar em saúde bucal, Maria de Lourdes Oliveira Cavalli para realizar o trabalho, destaca a importância da conscientização das crianças. “Orientamos as crianças e adolescentes, levando o flúor, mostrando a importância da escovação adequada, com brincadeiras e demonstrações”.

Durante o dia, além dos bochechos semanais e das orientações, são atendidas dez crianças no Odontomóvel. “Atendemos cáries gravíssimas, muitas vezes as crianças nunca receberam tratamento antes. Além disso, fazemos pequenas cirurgias, para que ninguém saía com dor de dente, devolvendo a saúde bucal destes alunos”, conta Nascimento.

Trailer é equipado com aparelhos de alta tecnologia para realizar qualquer procedimento odontológico

O dentista ainda destaca a importância dos cuidados odontológicos nessa faixa etária. “O tratamento com as crianças tem que ser intensificado e constante, para elas entenderem que a falta de escovação e de cuidados podem gerar grandes riscos e poderem levar esses ensinamentos para a vida toda e assim, garantimos um sorriso saudável”, completa.

Fotos: Bruno do Carmo/PMC

BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br