Obras da Sanepar no Rio Capivari recebe visita da Secretaria do Meio Ambiente

Na última quinta-feira (10/06), atendendo aos pedidos da população local a Secretaria Municipal do Meio Ambiente esteve vistoriando as obras de captação de águas no Rio Capivari. Na oportunidade a equipe liderada pelo secretário José Vicente de Lima esteve no local e observou-se que há regularidade na realização das obras de construção da barragem de nível, desarenador, elevatória com bombas submersíveis e 5.546 metros de adutora de água. A engenheira responsável pela empresa executora, contratada pela Sanepar, apresentou os projetos e assegurou que apenas o excedente das águas do Rio Capivari é que serão desviadas para a represa do Irai e que esta operação não vai secar nenhuma nascente.

Trata-se de uma obra da Sanepar com a execução inicial prevista para o ano de 2025, e foi antecipada para 2021 com previsão de conclusão já o mês de setembro em razão do período de extrema escassez hídrica.  Com bombas submersas a água será captada no Rio Capivari e através de adutoras, numa extensão com mais de mil metros será conduzida para um córrego localizado na região do Monte Castelo e seguindo o fluxo deste, chegará ao lago do Irai que é a represa responsável por parte do abastecimento de parte da região metropolitana norte e Curitiba.

Estiveram acompanhando o Secretário, o diretor Executivo Willian Zanini e o Engenheiro Florestal Robério Marcolino Filho que é o Coordenador de Controle e Fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.